Houve um tempo em que, no Brasil, Harley-Davidson era "moto de rico". Os anos passaram e alguns modelos até ficaram competitivos - a Sportster 883 chegou a ter preço "viável", na mesma faixa da então concorrente mais acessível Honda Shadow 750.
Mas, nos últimos anos, a estratégia comercial mundial da fabricante americana mudou. A marca chegou a sair de alguns países onde as operações não eram consideradas suficientemente rentáveis, enxugou a linha em todo o mundo e foram mantidos apenas os modelos mais caros.
E por tabela, aqui no Brasil, a antiga "moto de rico" passou a ser "moto de muito rico". Até mesmo a Sportster, quando voltou dois anos atrás com o nome de Nightster, chegou com preço fora da realidade. Aí não vendeu nada e oito meses depois saiu de linha discretamente.
Agora, mais mudanças na linha Harley-Davidson vendida no Brasil: os modelos Road Glide Limited e Ultra Limited não serão vendidos este ano por aqui - e o mesmo vale para a Road King Special. Além de fontes que confirmaram a informação ao WM1, outro indicativo disso é que, no site brasileiro da marca, não aparece o ícone "2025" ao lado do "2024", como aparece para outros modelos.
É que as Limited e a Road King serão atualizadas lá nos Estados Unidos, assim como aconteceu recentemente com a Street Glide e com a própria Road Glide em sua versão original "bagger". A Road Glide Limited, por exemplo, deverá ganhar a mesma frente com novo design que já vemos na Road Glide.
Vale lembrar que a Road Glide Limited é aquela versão que vem com encosto de garupa tipo poltrona e com baú traseiro. Esse conjunto leva o nome de "tour pack" e sempre foi mais conhecido por ser parte inseparável da Ultra Limited - antiga Electra Glide.
Pois é, e aí quem quiser comprar uma moto com "tour pack" deve optar mesmo pela Street Glide e/ou pela Road Glide, e comprar o conjunto encosto/baú separadamente - um acessório que custa em torno de R$ 40 mil.
O caro leitor não leu errado: em torno de R$ 40 mil, ou o preço de uma boa moto de baixa/média cilindrada. Haja bolso bem forrado...
Curiosamente o ícone "2025" não aparece também para outros modelos vendidos pela Harley-Davidson no Brasil - CVO Street Glide, CVO Road Glide, CVO Road Glide ST, Low Rider S, Low Rider ST, Breakout, Fat Boy 114, Fat Bob 114, Heritage Classic 114, Pan America 1250 Special e Sportster S.
Mas é claro que estes modelos, ou pelo menos alguns deles, continuarão à venda no Brasil. O mais provável é que o ícone "2025" ainda não apareça por estratégia comercial. As CVO, modelos caríssimos e com preparação especial de fábrica, até podem mudar. Mas sempre haverá alguma CVO por aqui.
As Low Rider, por sua vez, são motos relativamente recentes, e é muito cedo para mudarem ou serem descontinuadas. Já Breakout, Fat Boy, Fat Bob e Heritage Classic têm público certo no país, apesar dos preços surreais. Por fim, a Pan America deverá continuar em linha para marcar presença e a Sportster S - essa, sim - tem grandes chances de não vir mais.
Outra novidade na linha 2025 é a linha touring passa a ter o motor Milwaukee-Eight 117 com refrigeração líquida total. Ou seja, não há mais refrigeração líquida parcial, apenas nos cabeçotes. As versões CVO, por sua vez, mantém o motor Milwaukee-Eight 121, o maior produzido em série pela marca, atualmente.
A refrigeração líquida plena, que inclui os cilindros, melhora a eficiência térmica do motor em 30% a 40%, o que por tabela melhora potência e torque. O lado ruim é que, se o sistema de arrefecimento der algum problema, é preciso parar a moto rapidamente. Nos motores com refrigeração parcial, ainda é possível rodar sob condições favoráveis.
No site da Harley-Davidson brasileira, os preços das motos da linha 2025 ainda não estão disponíveis. Confira os valores da linha Harley-Davidson 2024 no Brasil (em 13/01/2025):
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