Em qual estrada os fãs das Harley-Davidson e os fãs das big trail se encontram? Até hoje, em nenhuma. A marca nunca fez big trails e os usuários desse tipo de moto não costumam gostar muito das pesadas e baixas custom americanas.
Mas em 2021 isso pode mudar: a Harley anunciou que, depois de dois anos rodando só na internet, a Pan America 1.250, primeira big trail de sua história, será finalmente apresentada em versão de produção.
Segundo um comunicado oficial da Harley, a moto ganhará um preview no próximo dia 19 de janeiro, em uma "live", e seu lançamento mundial, também virtual, acontecerá em 22 de fevereiro. Junto com o aviso, foi divulgado o vídeo-teaser que o caro leitor pode conferir aí embaixo - e que tem a moto pilotada pelo o astro do cinema Jason Momoa, o Aquaman.
O projeto da Pan America nasceu junto com outro - o da interessante naked streetfighter Bronx 975. Mas nesse meio tempo vieram uma mudança de CEO, a pandemia e novos rumos. A Bronx foi deixada de lado, e a Pan America 1.250 seguiu em frente, ainda que em marcha lenta. A Harley, inclusive, já adiantou que a Bronx não será lançada no ano que em. Talvez fique para 2022, ou nunca seja lançada.
Enquanto isso, as especificações da Pan America ainda não foram reveladas. Mas sabemos que a big trail vai estrear o novo motor chamado de Revolution, um V2 de 1.250cm³ que rende 145 cv de potência e 12,4 kgf.m de torque. A moto tentará brigar com best-sellers do mundo big trail, como BMW R 1.250 GS e Triumph Tiger 1.200, entre outras. Se vai unir aqueles dois mundos até hoje tão separados, só o tempo dirá.