Recentemente, surgiram rumores sobre duas motocicletas Harley-Davidson com motores abaixo de 500 cm³ – até então chamadas 338R e 500R –, que seriam desenvolvidas em parceria com Qianjiang, proprietária da Benelli e QJMotor.
Alguns dias depois, mais detalhes sobre as duas motos foram revelados graças a um documento de homologação que vazou. E, com certeza, parecem empolgantes. Bom, pelo menos no papel.
Em primeiro lugar, a Harley-Davidson menor (foto acima) não será chamada de 338R, mas terá o nome de "X350". O design da X350 se assemelha ao esboço do conceito 338R apresentado em 2019. As especulações iniciais sugeriam que a Harley-Davidson usaria uma unidade bicilíndrica paralela de 300 cm³ emprestada da linha Benelli 302; mas agora parece que contará com uma unidade de 353 cm³ como visto na QJMotor SRK350. É provável que o motor da H-D X350 entregue aproximadamente 36 cv de potência, tenha uma velocidade máxima aproximada de 140 km/h e um peso de cerca de 195 quilos.
A próxima da lista é a Harley-Davidson 500X (foto acima), que compartilhará a maior parte da sua estrutura com a Benelli Leoncino 500. Até mesmo o design da 500X será mais tradicional nesse sentido e não parecerá tão inspirado em flat-track quanto a X350.
Assim como a Leoncino 500, o motor da Harley-Davidson X500 provavelmente vai render 47,5 cv e 4,7 kgf.m de torque e peso aproximado de 207 quilos. A velocidade máxima seria de cerca de 160 km/h.
Tendo em mente a velocidade com que as informações sobre essas duas motos têm surgido ultimamente, é seguro dizer que podemos ver as duas estreando em breve. Esses dois modelos provavelmente serão vendidos principalmente na China, no sudeste da Ásia e talvez na Europa também. Há poucas chances dos modelos serem lançados no mercado brasileiro pela Harley.