Harley-Davidson X500 é apresentada na China

Assim como a irmã menor recém-lançada X350, moto será produzida e vendida apenas por lá. Motor é bicilíndrico de 47cv

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Roberto Dutra
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Há pouco mais de um mês, revelamos aqui que a Harley-Davidson lançou na China a X350, uma moto mais naked do que custom desenvolvida em parceria com a chinesa Qinjian Motors. Agora, a parceria das duas marcas gerou mais um produto: a X500, que é nada mais que uma irmã maior da X350.

 

A nova Harley-Davidson X500 será produzida e vendida apenas na China
Crédito: Reprodução
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Assim como a caçula, a nova X500 tem visual mais naked do que custom, e pouco lembra os modelos vendidos pela Harley-Davidson no resto do mundo. A diferença é que a X500 tem tanque mais arredondado, porte um pouco maior e rabeta mais curtinha, inspirada - aí, sim - na de modelos como a Softail FXDR.

Aliás, o visual das duas motos, X350 e X500, remete vagamente à da Sportster XR 1200X, um raro modelo da Harley-Davidson com pegada mais esportiva e nada custom. E que, inclusive, foi vendida inclusive no Brasil entre 2010 e 2014.

As duas motos foram desenvolvidas especificamente para o mercado chinês. Serão produzidas e vendidas apenas lá, pelo menos inicialmente. Mais adiante pode ser que cheguem a outros países asiáticos, mas as chances de serem vendidas nos Estados Unidos, na Europa e até mesmo na América Latina - inclusive no Brasil - são remotíssimas.

Com tanque arredondado e rabeta curta, o visual da X500 é mais naked do que custom
Crédito: Reprodução
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Na terra do Tio Sam a Harley-Davidson é uma marca icônica e seus compradores são muito conservadores. Então jamais aceitariam modelos feitos na China, de estilo não custom e com motores bicilíndricos. Na Europa, as Harley são motos de nicho, caras, e com seu alto valor agregado, então estes modelos não teriam espaço por lá.

E no Brasil, como em alguns outros países "emergentes", a Harley-Davidson tem adotado, há alguns anos, um posicionamento premium, comercializando uma linha enxuta de modelos completos e caros.

Modelos 500 e 750 foram cogitados para o Brasil

Vale lembrar que, alguns anos atrás, a Harley-Davidson cogitou vender no mercado brasileiro os modelos Street 500 e 750 - que eram bons produtos e teriam preços competitivos. Certamente aumentariam significativamente os volumes de venda da marca por aqui.

Mas na época o cenário político e econômico degringolou, a moeda brasileira derreteu e o plano foi abatido antes mesmo de decolar. Uma pena. Depois disso, a marca americana mudou sua política de negócios para o mundo todo e Harley-Davidson, no Brasil, voltou a ser "moto de rico".

O motor da X500 é bicilíndrico refrigerado a água. Rende 47,5 cv de potência
Crédito: Reprodução
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Voltando à X500, trata-se de um projeto racional que visa aumentar as vendas da Harley-Davidson na China, atualmente o maior mercado de motos do mundo. Criada em parceria com a Qinjian, a moto também usa como base um modelo da italiana Benelli, marca também controlada pela chinesa.

Então temos uma moto até bonita e interessante, mas genérica. O motor é bicilíndrico, injetado e refrigerado a água, e rende 47,5 cv de potência com 4,7 kgf.m de torque. Números um pouco superiores à da X350, cujo motor de 353 cm³ com refrigeração líquida entrega 36,2 cv de potência e 3,1 kgf.m de torque máximo.

Outras especificações importantes da X500 são a suspensão dianteira com garfos invertidos e a traseira monochoque, e os freios a disco nas duas rodas - duplo na frente. Em resumo, um conjunto legal, mas nada impressionante.

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