A Harley-Davidson revelou, por meio de sua conta oficial no Instagram, que as pré-vendas da Pan America terão início no próximo dia 2 de maio - a informação ainda não consta nem mesmo no site oficial da marca no Brasil. Isso quer dizer que a moto deverá ser lançada oficialmente no mercado brasileiro entre o fim deste mês e o início de maio e as entregas começarão cerca de um mês depois.
Para quem não lembra, a Pan America é a primeira big trail da história da marca e vai competir com rivais que já têm longa quilometragem nas estradas de asfalto e terra, como BMW R 1250 GS, Ducati Multistrada 1260 S, Honda CRF 1100L Africa Twin e Triumph Tiger 1200, entre outras.
Para tentar se dar bem, a Harley-Davidson Pan America aposta não só no ineditismo, mas também em um design exótico - a frente da moto, com farol retangular, não lembra a de nenhuma concorrente - e nas especificações forçudas: o motor é o novo Revolution Max, que tem dois cilindros em V, 1.250 cm³, refrigeração líquida, oito válvulas e comando variável. Nos Estados Unidos, rende 152 cv de potência a 9.000 rpm e 12,9 kgf.m de torque a 6.750 rpm.
Trabalha com um câmbio de seis marchas e a secundária é feita por corrente, e não por correia como em todas as outras Harley-Davidson. A BMW R 1250 GS, que é líder desse segmento no Brasil, tem motor com dois cilindros contrapostos (boxer), 1.254 cm³, 136 cv de potência a 7.750 rpm e 14,5 kgf.m de torque a 6.250 rpm. Ou seja, é 14 cv menos potente, porém tem quase 2 kgf.m a mais de torque. E sua relação secundária é por eixo cardã em balança monobraço, algo que facilita muito as manutenções.
A primeira aparição da Harley-Davidson Pan America aconteceu no Salão de Milão de 2019 e criou muitas expectativas de que chegaria ao mercado americano no ano seguinte. Mas só foi lançada, de fato, em fevereiro de 2021. A resposta do público americano foi boa, logo houve fila de espera e agora, pouco mais de um ano depois, a Pan America é a líder de vendas entre as big trail na terra do Tio Sam, inclusive à frente de rivais de peso como a própria BMW R 1250 GS.
No Brasil, a Pan America era esperada somente para o segundo semestre deste ano. Mas já cria polêmica: nas redes sociais, o design exótico divide opiniões, faz os harleyros mais conservadores torcerem o nariz (a história e a tradição da marca sempre estiveram ligadas exclusivamente a motos custom, cruiser e touring) e motiva a curiosidade de quem curte as big trails. Certamente é um dos lançamentos mais esperados deste ano.
O conjunto parece ser bom e motiva expectativas. Além do motor forte, a Harley-Davidson Pan America tem suspensões dianteira e traseira semi-ativas com compensação de carga e 19,1 cm de curso, monitoramento de pressão dos pneus, cavalete central, pedal do freio traseiro com ajustes de posição, faróis de LED "daymaker", punhos com aquecimento e amortecedor de direção (de acordo com a versão - nos EUA são duas).
Além disso, seu peso é de aceitáveis 258 quilos em ordem de marcha, o tanque pega 21,1 litros de combustível e as rodas têm aros de 19 polegadas na frente (120/70) e de 17 polegadas atrás (170/60), e podem ser raiadas sem câmara ou de liga leve.
Já o painel de instrumentos é uma bonita tela de TFT com 6,8 polegadas e conexão via Bluetooth com smartphone. Outros quitutes são o ABS otimizado para curvas, os controles de tração e de derrapagem, o assistente de partidas em rampa e os protetores de mão e de cárter. Ou seja, a briga vai ser de nível MMA. Isso se a Pan America vier com preço competitivo. No Brasil, a BMW R 1250 GS começa em R$ 109.500 na versão standard e em R$ 124.500 na configuração topo de linha Adventure.