A Honda CRF 1100 Africa Twin acaba de passar por algumas mudancinhas de meia-vida. A moto ganhou visual sutilmente repaginado e alterações mecânicas pontuais na linha 2024, que logo chegará às concessionárias da marca japonesa lá na Europa.
No visual, as novidades mais evidentes são uma leve alteração no corte da parte superior das abas laterais, junto ao tanque, moldura dos faróis dianteiros com novo recorte nas laterais - e por tabela, um para-brisa aparentemente mais largo - e tampas laterais da rabeta mais compridas, tapando parte do sub-quadro traseiro que ficava exposto.
Mais relevante é a substituição, na versão Adventure Sports, da roda dianteira com aro de 21 polegadas por outra, com 19 polegadas. Além disso, o curso das suspensões ficou um pouco mais curto.
A ideia foi melhorar o comportamento da moto no asfalto, já que essa versão é mais indicada para viagens longas em piso bom - enquanto a standard é mais indicada para todo terreno, tanto que manteve a roda dianteira de 21 polegadas.
Já o motor é o mesmo de antes: o bicilíndrico de 1.084 cm³. Mas a taxa de compressão mudou de 10,1:1 para 10,5:1, e o comando de válvulas foi retrabalhado, com mudanças na abertura das válvulas de admissão. A potência lá permaneceu a mesma, em 102 cv, mas o torque aumentou 7%, para 11,4 kgf.m, e agora aparece mais cedo, nas 5.500 rpm.
Como a Honda CRF 1100 Africa Twin vendida no Brasil é montada em Manaus, provavelmente as especificações aqui continuarão as mesmas na linha 2024 e mudanças só deverão acontecer na linha 2025.
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