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O motor é o mesmo de antes: o quatro cilindros em linha de 998 cm³, 16 válvulas e comando duplo no cabeçote - aquele conhecido da CBR 1000 RR Fireblade de duas gerações atrás. Mas sua injeção eletrônica foi recalibrada e há um novo catalisador, para adequá-la às normas de emissões Euro 5 e Promot 5.
A soma dessas novidades fez a potência subir 1,4 cv, foi para 142,8 cv nas mesmas 10.500 rpm de antes (eram 141,4 cv), enquanto o torque foi mantido em 10,2 kgf.m, mas agora chega nas 8.250 rpm (era em 8.000 rpm). As suspensões com garfos invertidos e 12 cm de curso na frente e monochoque com 13,1 cm de curso e 10 ajustes na pré-carga atrás são as mesmas de antes, assim como os freios a disco duplo na frente e simples (mas com cáliper duplo) atrás, ambos com ABS, e os pneus 120/70 R17 e 190/55 R17.
O design da moto continua quase igual, mas os mais atentos vão perceber que o farol passou a ter um formato levemente mais ovalado e ganhou luz de rodagem diurna (DRL) na forma de um halo de LED. A iluminação da Honda CB 1000R 2022, aliás, é full-LED. A rabeta não mudou, assim como o banco - mas agora, debaixo do assento, há uma tomadinha USB para carregar dispositivos, alças para amarrar bagagens e um porta-documentos.
A moto também ganhou rodas com mais raios, mais leves e com menor efeito giroscópico; subchassi pintado na cor prata (antes era a cor preta); e protetores laterais do radiador e tampas laterais redesenhadas.
Agora sente na moto e olhe para a frente. Ali na frente está uma grande novidade: sai o antigo painel de LCD e em seu lugar entra um moderno "tablet" com tela de TFT colorida e multifunções. Para começar, a cor do fundo pode ser escolhida entre preta, cinza, branca e automática (varia de acordo com a luz natural).
Além disso, por ali o piloto ajusta os quatro modos de pilotagem - standard, sport, rain e user. Neste último, pode programar o nível de entrega de potência e a interferência do freio motor e do controle de tração (que tem três ajustes e pode ser desligado). O painel ainda oferece conectividade pelo sistema Honda RoadSync com tecnologia Honda Smartphone Voice Control System.
Basta baixar o aplicativo Honda BTU no smartphone e parear para atender chamadas, ouvir mensagens de texto que são decodificadas e viram áudio, e respondê-las apenas com a voz (e elas serão transformadas em mensagens de texto). Quer mais? O dispositivo também funciona com a tecnologia Smart Trip, da fabricante de capacetes Bieffe.
Honda CB 1000R Black Edition é linda!
E chega a versão Black Edition. O design é o mesmo da standard, mas a pintura toda em tons de preto faz muita diferença - quase parece outra moto! Poucas peças não são na cor preta, o que ajuda a criar uma unidade visual raras vezes vista.Além da pintura, a Black Edition tem seus quitutes exclusivos: vem com quickshifter bidirecional, cancelamento automático dos piscas (não é preciso desligá-los após o uso), protetor frontal para o painel (uma mini-bolha) e capa para simular banco monoposto. Embora também exista lá fora para a CB 1000R vermelha standard, a capa não será oferecida no Brasil nem como acessório - a lista destes, aliás, é enxuta: apenas protetores do painel e do radiador, e slider de guidom
A nova Honda CB 1000R começa a ser vendida em março. Vai custar R$ 69 mil nas cores prata metálica e vermelha metálica, e R$ 76.750 na versão Black Edition. A versão atualmente nas lojas custa iniciais R$ 62.750 - ou seja, o preço subiu R$ 6.250.
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