Honda CB 300R ganha linha 2022 lá fora

Modelo vendido nos mercados asiático e europeu ganha melhorias e teria espaço no Brasil se viesse com preço competitivo

  1. Home
  2. Motos
  3. Honda CB 300R ganha linha 2022 lá fora
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Honda acaba e apresentar lá fora a linha 2022 de uma daquelas motos cuja ausência no mercado brasileiro é quase incompreensível: a CB 300R. A moto é da mesma família das "nossas" CB 650R e CB 1.000R - ou seja, tem o estilo Neo Sports Cafe (NSC) - e nos mercados asiáticos e europeus ocupa posição intermediária entre modelos de 125 cm³ e 500 cm³.

2022 Honda Cb300r
A CB 300R teve melhorias na linha 2022: iluminação toda com LEDs e embreagem deslizante e assistida
Crédito: Reprodução
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

O nome faz lembrar a CB 300 que foi vendida no Brasil entre 2009 e 2015, que substituiu e depois foi substituída pela CB 250F Twister. Mas nada tem a ver com aquela que conhecemos. O design é inspirado no das NSC maiores, com linhas curvas e musculosas, e incorpora modernidades como luz de rodagem diurna (DRL) e iluminação toda com LEDs. O estilo foi modernizado na linha deste ano e ficou ainda mais bonito.

Honda Cb 300r 2
Com linhas bonitas e harmoniosas, a CB 300R 2022 parece até uma moto maior
Crédito: Reprodução
toggle button

A moto também ganhou aprimoramentos importantes, como embreagem assistida e deslizante - que exige pouca força em seu acionamento e evita travamentos da roda traseira nas reduções mais severas. Além disso, a suspensão dianteira agora é fornecida pela japonesa Showa. Invertida e do tipo SFF - com óleo de um lado e mola do outro -, tem 41mm de diâmetro e 13 cm de curso.

O painel é o mesmo de antes, e familiar para nós: segue o mesmo estilo que já vemos em muitas Honda vendidas por aqui, da trail XRE 300 às próprias CB 650R e CB 1.000R - uma tela de LCD colorida do tipo blackout, que muda as cores de acordo com a intensidade da luz natural. A única novidade ali é que agora exibe a marcha engatada.

Honda Cb 300r 5
O painel de LCD tipo blackout lembra os usados em várias Honda vendidas no mercado brasileiro
Crédito: Reprodução
toggle button

Para completar, o escapamento também foi revisado e ganhou novo silenciador. Já o banco recebeu um novo revestimento - mais macio, segundo a Honda. O motor, porém, é o mesmo de antes: um monocilíndrico de 286 cm³ com quatro válvulas e refrigeração a água, que rende potência de 31,1 cv a 9.000 rpm e torque de 2,75 kgf.m a 7.750 rpm.

Honda Cb 300r 6
Além da cor preta, a linha 2022 da moto também traz as opções vermelha metálica e amarela "gemada"
Crédito: Reprodução
toggle button

O motor passou por recalibragens para atender à legislação de emissões Euro 5, mas continua com números satisfatórios para levar os 140 quilos de peso da moto. Outras especificações importantes são a suspensão traseira monochoque com cinco ajustes na pré-carga da mola e 10,7 cm de curso, os pneus 110/870 R17 na frente e 150/60 R17 atrás, o vão livre de bons 15,1 cm e o câmbio de seis marchas com secundária por corrente.

Honda Cb 300r 4
Motor monocilíndrico de 286 cm³ rende 31,1 cv a 9.000 rpm e torque de 2,75 kgf.m a 7.750 rpm
Crédito: Reprodução
toggle button

A CB 300R 2022 ainda sai de fábrica equipada com ABS de dois canais nos freios. As vendas lá fora estão previstas para começar em maio. Não há planos para sua comercialização no mercado brasileiro, onde a CB 250F Twister tem boa saída.

No entanto, certamente seria um modelo mais indicado para competir com a Yamaha MT-03 e a Kawasaki Z 400, mas teria que ficar na mesma faixa de preço (R$ 28.090 e R$ 32.690, respectivamente) e ainda se distanciar da Honda CB 500, de R$ 33.320. A CB 250F Twister custa bem menos, R$ 17.360, então as três Honda poderiam perfeitamente conviver em nichos de preços diferentes e formariam uma "escadinha" - com a CB 300R no meio do caminho, na casa dos R$ 26.000.

Confira abaixo um movimentado vídeo promocional da CB 300R:

Comentários