Honda CB 750 Hornet 2023 é lançada na Europa

Nova geração da esperadíssima naked surge com motor bicilíndrico de 91,7 cv e bem equipada. Será que vem para o Brasil?

  1. Home
  2. Motos
  3. Honda CB 750 Hornet 2023 é lançada na Europa
Alexandre Ciszewski
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Honda CB 750 Hornet 2023 finalmente foi lançada. Projetada nas instalações de P&D da Honda em Roma, a naked foi apresentada no Salão Intermot, que acontece na cidade alemã de Colônia.

A moto é totalmente nova, o que obviamente inclui o chassi. Com o tradicional formato diamond, é feito com tubos de aço e pesa apenas 16,6 quilos - é  mais leve que o da atual CB 650R, que tem 18,5 quilos. Com esse quadro relativamente leve, a nova Hornet pesa 190 quilos a seco. Além disso, a moto tem 2,09m de comprimento, 780m cm de largura, 1,08 m de altura e 1,42 m de entre-eixos.

 

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
Nova Hornet
Honda CB750 Hornet 2023 é finalmente lançada na Europa. O preço, lá, começa em perto de 8 mil euros (uns R$ 40 mil)
Crédito: Divulgação
toggle button

Motor da Honda CB750 Hornet 2023

Ao contrário das antigas Hornet de quatro cilindros do final dos anos 1990 e 2000, a nova geração da naked usa um novíssimo motor com dois cilindros em linha. São 755 cm³ e oito válvulas, com 91,7 cv de potência a 9.500 rpm e 7,6 kgf.m de torque máximo a 7.250 rpm.

O virabrequim a 270 graus e a ordem de ignição irregular, assim como na Africa Twin 1100, criam uma pulsação semelhante à de um motor “V-Twin”, que apresenta melhor entrega de torque, em conjunto com o escape, uma sonoridade muito particular.

Com capacidade para 15,2 litros no tanque de combustível, a Honda divulga um consumo médio de 23 km/l, ou seja, aproximadamente 340 quilômetros de autonomia.

Nova Hornet
A nova CB 750 Hornet tem motor com dois cilindros em linha. Seus 755 cm³ rendem 91,7 cv de potência
Crédito: Divulgação
toggle button

A marca também incorporou o "Vortex Flow Ducts”, um sistema que promove um fluxo de ar mais uniforme, no sistema de admissão da CB750 Hornet. E usou tratamento de superfície Ni-Sic nos cilindros – assim como na esportiva Fireblade. Diz a Honda que esse acabamento dá mais eficiência ao trabalho dos cilindros.

A Honda CB750 Hornet 2023 também é equipada com embreagem deslizante e câmbio de seis velocidades. A moto poderá ter quickshifter bidirecional, mas como opcional - para quem não lembra, pé o dispositivo que permite a troca das marchas sem acionar a embreagem nem aliviar o acelerador.

Roadster Honda CB750 Hornet
A nova CB 750 Hornet tem tanque para 15,2 litros e, segundo a Honda, faz em média 23 km/l
Crédito: Divulgação
toggle button

 

A bordo, a eletrônica necessária

A Honda CB 750 Hornet 2023 tem acelerador eletrônico e três modos de pilotagem de fábrica - standard, rain e sport -, que alternam a entregas de potência e as interferências do freio motor e do controle de tração. Cada um desses modos tem três níveis. A moto tem ainda um quarto modo personalizável, o user, que permite ao piloto configurar manualmente cada parâmetro. Outros recursos eletrônicos são os controles de empinada e de tração (este pode ser desligado).

Roadster Honda CB750 Hornet
Com farol, triangular, a nova Hornet segue uma tendência mundial. A traseira é mais conservadora
Crédito: Divulgação
toggle button

Além disso, as suspensões Showa dianteiras são invertidas e são do tipo Separate Function Fork Big Piston (SFF-BPTM), com mola de um lado e óleo do outro. O curso é de 13 cm. Já na traseira há um monochoque com pro-link apoiado em braço oscilante em alumínio, cinco ajuste e 15 cm de curso.

A moto ainda estreia um painel TFT com tela de 5 polegadas e sistema de conectividade Honda Smartphone Voice Control (HSVC), que possibilita parear telefones com sistemas iOS e Android.

Roadster Honda CB750 Hornet
O painel da nova Hornet: tela colorida de TFT com 5 cinco polegadas e sistema de conectividade
Crédito: Divulgação
toggle button

Toda a iluminação da moto é de LED. Os piscas têm cancelamento automático e alerta de frenagem de emergência - nas desacelerações mais severas, piscam para avisar que vem atrás.

Já os freio obviamente têm ABS nas duas rodas. Na dianteira, disco duplo de 296 mm e pinças radiais de quatro pistões da Nissin. Na traseira., disco simples de 296 mm e um pistão. E as rodas, por sua vez, são de liga leve, com pneus nas medidas 120/70 R17 na frente e 160/60 R17

 

Roadster Honda CB750 Hornet
A moto tem freio ABS de dois canais, com disco duplo na frente e simples atrás
Crédito: Divulgação
toggle button

Virá para o Brasil?

Por enquanto ainda não há previsão de chegada da nova Hornet ao mercado brasileiro. Na Europa, a motocicleta custará a partir de 7.990 euros - aproximadamente R$ 41 mil na conversão direta. Mas como as Hornet "antigas" fizeram muito sucesso por aqui (e ainda são as motos mais buscadas no estoque Webmotors), apostamos na vinda desta nova geração em 2023.

Veja o vídeo da nova Honda CB750 Hornet 2023:

Comentários