A Honda CB 750 Hornet 2023 finalmente foi lançada. Projetada nas instalações de P&D da Honda em Roma, a naked foi apresentada no Salão Intermot, que acontece na cidade alemã de Colônia.
A moto é totalmente nova, o que obviamente inclui o chassi. Com o tradicional formato diamond, é feito com tubos de aço e pesa apenas 16,6 quilos - é mais leve que o da atual CB 650R, que tem 18,5 quilos. Com esse quadro relativamente leve, a nova Hornet pesa 190 quilos a seco. Além disso, a moto tem 2,09m de comprimento, 780m cm de largura, 1,08 m de altura e 1,42 m de entre-eixos.
Ao contrário das antigas Hornet de quatro cilindros do final dos anos 1990 e 2000, a nova geração da naked usa um novíssimo motor com dois cilindros em linha. São 755 cm³ e oito válvulas, com 91,7 cv de potência a 9.500 rpm e 7,6 kgf.m de torque máximo a 7.250 rpm.
O virabrequim a 270 graus e a ordem de ignição irregular, assim como na Africa Twin 1100, criam uma pulsação semelhante à de um motor “V-Twin”, que apresenta melhor entrega de torque, em conjunto com o escape, uma sonoridade muito particular.
Com capacidade para 15,2 litros no tanque de combustível, a Honda divulga um consumo médio de 23 km/l, ou seja, aproximadamente 340 quilômetros de autonomia.
A marca também incorporou o "Vortex Flow Ducts”, um sistema que promove um fluxo de ar mais uniforme, no sistema de admissão da CB750 Hornet. E usou tratamento de superfície Ni-Sic nos cilindros – assim como na esportiva Fireblade. Diz a Honda que esse acabamento dá mais eficiência ao trabalho dos cilindros.
A Honda CB750 Hornet 2023 também é equipada com embreagem deslizante e câmbio de seis velocidades. A moto poderá ter quickshifter bidirecional, mas como opcional - para quem não lembra, pé o dispositivo que permite a troca das marchas sem acionar a embreagem nem aliviar o acelerador.
A Honda CB 750 Hornet 2023 tem acelerador eletrônico e três modos de pilotagem de fábrica - standard, rain e sport -, que alternam a entregas de potência e as interferências do freio motor e do controle de tração. Cada um desses modos tem três níveis. A moto tem ainda um quarto modo personalizável, o user, que permite ao piloto configurar manualmente cada parâmetro. Outros recursos eletrônicos são os controles de empinada e de tração (este pode ser desligado).
Além disso, as suspensões Showa dianteiras são invertidas e são do tipo Separate Function Fork Big Piston (SFF-BPTM), com mola de um lado e óleo do outro. O curso é de 13 cm. Já na traseira há um monochoque com pro-link apoiado em braço oscilante em alumínio, cinco ajuste e 15 cm de curso.
A moto ainda estreia um painel TFT com tela de 5 polegadas e sistema de conectividade Honda Smartphone Voice Control (HSVC), que possibilita parear telefones com sistemas iOS e Android.
Toda a iluminação da moto é de LED. Os piscas têm cancelamento automático e alerta de frenagem de emergência - nas desacelerações mais severas, piscam para avisar que vem atrás.
Já os freio obviamente têm ABS nas duas rodas. Na dianteira, disco duplo de 296 mm e pinças radiais de quatro pistões da Nissin. Na traseira., disco simples de 296 mm e um pistão. E as rodas, por sua vez, são de liga leve, com pneus nas medidas 120/70 R17 na frente e 160/60 R17
Por enquanto ainda não há previsão de chegada da nova Hornet ao mercado brasileiro. Na Europa, a motocicleta custará a partir de 7.990 euros - aproximadamente R$ 41 mil na conversão direta. Mas como as Hornet "antigas" fizeram muito sucesso por aqui (e ainda são as motos mais buscadas no estoque Webmotors), apostamos na vinda desta nova geração em 2023.