Honda CG 160 é a moto mais valorizada em 2021

Em ano atípico, modelo usado ficou 11,8% mais caro. Confira a lista das motos usadas cujos preços mais subiram neste ano

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Roberto Dutra
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O ano de 2021 foi bem atípico para o mercado brasileiro de motocicletas usadas. Como muitas fábricas ainda sofreram reflexos das paralisações causadas pela pandemia mundial de covid-19, as concessionárias ficaram sem produtos para entregar. Com isso, houve uma "corrida" para as usadas, que valorizaram. Mas qual a moto mais valorizada em cada categoria?

1. Honda Cg 160 moto valorizada
A Honda CG 160 é dona do mercado brasileiro: modelo mais vendido e também a usada mais valorizada
Crédito: Divulgação
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Na avaliação anual feita pela Agência Autoinforme em parceria com a Textofinal de Comunicação, a Honda CG 160 Titan - que não por acaso é a moto mais vendida do país - foi a mais bem avaliada, com valorização de nada menos que 11,8%. Ou seja, em vez de sofrer alguma depreciação por menor que fosse, como seria normal, o preço da moto subiu. Assim, ganhou o título de grande campeã do "Selo Maior Valor de Revenda" da pesquisa.

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No mundo real isso tudo quer dizer que, depois de um ano de uso, a moto aumentou de preço. O mesmo aconteceu com outros modelos, que também obtiverem percentuais significativos em suas respectivas categorias. Caso da BMW G 310 GS entre as trail, com 8,3%; da Yamaha XT 1.200 Z Super Ténéré entre as big trail acima de 800cm³, com 8,2% de valorização; e da pequena Haojue Chopper Road 150 entre as custom até 800 cm³, com 6,9%.

2. Bmw G 310 Gs
A BMW G 310 GS tem desempenho de vendas discreto, mas valorizou bem este ano: 8,3%
Crédito: Divulgação
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A pesquisa avaliou 103 modelos de motocicletas, motonetas e scooters, com base nos preços praticados no mercado em dezembro de 2020 e em novembro de 2021. No final, outras doze motocicletas receberam o "Selo Maior Valor de Revenda Motos 2021".

A avaliação feita teve os apoios institucionais de entidades como Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios (ABAC), Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa), Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos (Fenabrave), Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores(Fenauto) e Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças).

Moto mais valorizada por categoria

Na lista abaixo segue o ranking de valorização das motos usadas - ou os modelos que menos desvalorizaram.

Até 50 cm³

3. Shineray Super Smart 50 moto valorizada
O Shineray Super Smart 50 lembra as mobiletes dos anos 80, mas faz muito sucesso no Nordeste
Crédito: Divulgação
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  • Shineray Super Smart 50: 5,5%
  • Aveloz AZ1 50: 1,6%
  • Shineray XY 50: -3,7%
  • Scooter até 200 cm³

    • Honda PCX 150: 8,2%
    • Honda Elite 125: 7,9%
    • Yamaha NMax 160: 7,2%
    • Scooter acima de 200 cm³

      4. Yamaha Xmax 250
      A Yamaha teve problemas para vender o XMax 250 no começo da pandemia, mas o modelo se consolidou
      Crédito: Divulgação
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      • Yamaha XMax 250: 6,9%
      • Dafra MAxsym 400i: 5,6%
      • Honda X-ADV 750: 4,9%
      • Motoneta

        • Honda Pop 100i: 9,6%
        • Honda Biz 125: 8,2%
        • Shineray XY 125: 6,8%
        • Street

          5. Honda Cb 250 F Twister moto valorizada
          Uma das motos mais vendida do país, a CB 250F Twister segue em sua inabalável trajetória de sucesso
          Crédito: Divulgação
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          • Honda CG 160: 11,8%
          • Honda CB 250F Twister: 7,6%
          • Haojue DK 150: 6,9%
          • Trail:

            • BMW G 310 GS: 8,3%
            • Yamaha XTZ 250 Lander: 8%
            • Honda XRE 300: 6,5
            • Clássicas:

              Os preços da Kawasaki Vulcan 650 subiram bem este ano, mas a versão Cafe se destacou: 6,6%
              Crédito: Divulgação
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              • Kawasaki Vulcan 650 S Cafe: 6,6%
              • Triumph Street Twin 900: 5,5%
              • Triumph STreet Scrambler: 5,2%
              • Crossover

                • Honda CB 500 X: 5,1%
                • Honda NC 750 X: 4,9%
                • Kawasaki Versys 650: 4,6%
                • Big trail até 900 cm³

                  A Triumph Tiger 900 chegou ao mercado no meio deste ano, e mesmo assim foi uma moto valorizada em 6,1%
                  Crédito: Divulgação
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                  • Triumph Tiger 900: 6,1%
                  • BMW F 850 GS: 5,8%
                  • Suzuki DL 650 V-Strom XT: 4,6%
                  • Big trail acima de 900 cm³

                    • Yamaha XT 1.200 Z Super Ténéré: 8,2%
                    • Kawasaki Versys 1.000: 3,4%
                    • Honda CRF 1.000L Africa Twin: 2,5%
                    • Custom até 800 cm³

                       

                      A Haojue Chopper Road 150 segue firme e forte em seu segmento: moto valorizada em quase 7%
                      Crédito: Divulgação
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                      • Haojue Chopper Road 150: 6,9%
                      • Kawasaki Vulcan 650 S: 6,1%
                      • Dafra Horizon 150: 4,6%
                      • Custom acima de 800 cm³

                        • Harley-Davidson Sport Glide: 0,7%
                        • Harley-Davidson Heritage Classic: -0,1%
                        • Harley-Davidson Fat Biy: -2,1%
                        • Naked até 800 cm³

                          Entre as naked até 800cm³, a Honda CB 650 R foi a moto cujo preço mais subiu este ano
                          Crédito: Divulgação
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                          • Honda CB 650 R: 8,1%
                          • Kawasaki Z 650: 6%
                          • Suzuki GSX-S 750: 5%
                          • Naked acima de 800 cm³

                            • Kawasaki Z 900: 5,2%
                            • Kawasaki Z 1.000 R: 1,8%
                            • Honda CB 1.000 R: 1,7%
                            • Sport até 800 cm³

                              A equilibrada e divertida Kawasaki Ninja 650 R foi a sport até 800 cm³ que mais valorizou em 2021
                              Crédito: Divulgação
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                              • Kawasaki Ninja 650 R: 4,9%
                              • Kawasaki Ninja ZX-6R: 4%
                              • Kawasaki Ninja 400: -0,2%
                              • Sport acima de 800 cm³

                                BMW S 1.000 RR: 7,%

                                BMW S 1.000 R: 3,2%

                                Suzuki GSX-R 1.000 R: 2,5%

                                Touring

                                Com preço de tabela de R$ 193.300, a Harley-Davidson Street Glide CVO ainda valorizou 2,9% este ano
                                Crédito: Divulgação
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                                • Harley-Davidson Street Glide CVO: 2,9%
                                • Honda GL 1.800 Gold Wing: 2,1%
                                • Harley-Davidson Street Glide: 0,7%
                                • Comentários