Honda CG Start x Yamaha Factor: qual é a melhor?

Qual anda mais, bebe menos, tem maior garantia e revisões mais baratas? Comparamos tudo das duas para ajudar na escolha!

  1. Home
  2. Motos
  3. Honda CG Start x Yamaha Factor: qual é a melhor?
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Vamos ser bem objetivos: quem vai comprar uma moto zero-quilômetro para trabalhar raramente escapa dos dois modelos mais vendidos para isso - Honda CG Start e Yamaha Factor.

São as motos de baixa cilindrada mais baratas das duas principais marcas do mercado brasileiro. Ambas são reconhecidas por atributos como robustez, baixo consumo de combustível, custo de manutenção acessível e eficiência na rodagem diária. Mas qual das duas é a melhor - ou a melhor para você e para o seu bolso?

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Para te ajudar a escolher, comparamos as principais especificações das duas, assim como preços, custos das revisões, garantias e outros aspectos. Confira abaixo e conte para nós qual você escolheu!

Honda Cg 160 Start 2025
A linha CG 160 foi tofa atualizada em outubro do ano passado: a Start é a versão de entrada
Crédito: Divulgação
toggle button

Honda CG 160 Start

Preço: R$ 16.440 (mais R$ 950 de frete e seguro) = total R$ 17.390

Motor: monocilíndrico, a gasolina, refrigerado a ar, duas válvulas, comando simples, 162 cm³, potência de 14,4 cv a 8.000rpm e torque de 1,3 kgf.m a 6.750 rpm

Transmissão: câmbio de cinco marchas com secundária por corrente

Consumo: 45,9 km/l - Instituto Mauá

Suspensões: telescópios convencionais com 12 cm de curso na frente e bichoque com 10,6 cm de curso atrás

Freios: dianteiro a disco e traseiro a tambor, com assistência de CBS (combinado)

Pneus: Pirelli City Dragon ou Vipal Street ST 600 nas medidas 80/100 R18 na frente e 90/90 R18 atrás. Rodas de liga leve

Medidas importantes: 19 cm de vão livre, banco a 79,6 cm do solo, tanque para 14 litros e 132 quilos em ordem de marcha

Observações: o modelo foi atualizado em outubro de 2024, farol halógeno, lanterna de LED, painel de LCD do tipo blackout com indicador de marcha

Cores: prata metálica, vermelha sólida ou preta sólida

Garantia: três anos

Revisões com preços fixos (óleo grátis em sete revisões, da 3ª à 9ª):

1.000 km ou seis meses - R$ 111 (mão de obra grátis)

6.000 km ou 12 meses - R$ 111 (mão de obra grátis)

12.000 km ou 18 meses - R$ 643,18

18.000 km ou 24 meses - R$ 574,51

24.000 km ou 30 meses - R$ 1.221,42

30.000 km ou 36 meses - R$ 263,31

36.000 km ou 42 meses - R$ 964,35

Total: R$ 3.888,77

* Valores citados no site da Honda, via Concessionária Honda Remaza Ibirapuera de São Paulo (SP)

A Yamaha Factor ganhou novo design na linha 2025, que também foi lançada em outubro de 2024
Crédito: Divulgação
toggle button

Yamaha Factor 150 2025

Preço: R$ 17.690 (mais R$ 846 de frete e seguro) = total R$ 18.536

Motor: monocilíndrico, flex, refrigerado a ar, duas válvulas, comando simples, 149 cm³, potência de 11,8/12 cv a 7.250 rpm e torque de 1,3 kgf.m a 6.000 rpm

Transmissão: câmbio de cinco marchas com secundária por corrente

Consumo: 45 km/l - Instituto Mauá

Suspensões: telescópios convencionais com 12 cm de curso na frente e bichoque com 11,1 cm de curso atrás

Freios: dianteiro a disco e traseiro a tambor, com assistência de UBS (combinado)

Pneus: Michelin Pilot Street 2 sem câmaras nas medidas 80/100 R18 na frente e 100/80 R18 atrás. Rodas de liga leve

Medidas importantes: 17 cm de vão livre, banco a 78,5 cm do solo, tanque para 15,4 litros e 133 quilos em ordem de marcha

Observações: o modelo foi atualizado em outubro de 2024, farol de LED, painel de LCD do tipo blackout com indicador de marchas e função Eco

Cores: branca sólida, preta sólida ou vermelha metálica

Garantia: três anos

Revisões com preços fixos:

1.000 km ou seis meses - R$ 156 (mão de obra grátis)

5.000 km ou 12 meses - R$ 102 (mão de obra grátis)

10.000 km ou 18 meses - R$ 378

15.000 km ou 24 meses - R$ 468

20.000 km ou 30 meses - R$ 378

25.000 km ou 36 meses - R$ 234

30.000 km ou 42 meses - R$ 618

Total: R$ 2.334

* Valores citados no site da Yamaha, sem especificação de concessionária

Honda CG 160 Start ou Yamaha Factor 150? Qual das duas você usaria nos corres diários?
Crédito: Reprodução
toggle button

Conclusões: CG 160 Start ou Factor 150 - qual a melhor para você?

  • A CG 160 Start é mais barata que a Factor na hora de comprar.
  • As revisões da Factor 150 são mais baratas que as da CG 160 Start.
  • As revisões da CG 160 Start são feitas em intervalos um pouco maiores que as da Factor 150 - mil quilômetros a mais.
  • A CG 160 Start é mais potente que a Factor 150.
  • A Factor 150 é flex, enquanto a CG 160 Start só bebe gasolina.
  • As duas têm câmbio de cinco marchas.
  • O consumo da CG 160 Start é levemente melhor que o da Factor 250.
  • As duas têm o mesmo curso na suspensão dianteira e quase o mesmo curso na suspensão traseira.
  • Os pneus dianteiros das duas têm as mesmas medidas, mas o pneu traseiro da Factor 150 é mais largo que o da CG 160 Start.
  • As duas têm rodas de liga leve.
  • As duas têm freios com disco na frente e tambor atrás, combinados.
  • A distância mínima do solo é maior na CG 160 Start do que na Factor 150.
  • O banco da CG 160 Start é mais alto que o da Factor 150.
  • O tanque de combustível da Factor 150 é maior que o da CG 160 Start. com isso, sua autonomia teórica é superior: 693 quilômetros contra 642 quilômetros da CG 160 Start.
  • As duas têm praticamente o mesmo peso: a CG 160 Start é um quilo mais leve.
  • A Factor 150 tem farol de LED, enquanto o da CG 160 Start é halógeno.
  • A CG 160 Start tem lanterna de LED, enquanto a da Factor 150 é halógena.
  • As duas têm três opções de cores.
  • Comentários
    Wid badge
    Wid pop up

    Ao receber você aceita e concorda com o uso de seus dados para receber comunicações e outras finalidades descritas na nossa politica de privacidade

    Campo obrigatório