A Honda CRF 1100L Africa Twin já é velha conhecida do mercado brasileiro e, no final do ano passado, a marca anunciou a chegada da linha 2023 agora no início do ano. Porém, faltavam os preços.
Agora não faltam mais: os valores das quatro versões foram revelados, e naturalmente vieram alguns aumentos.
Honda CRF 1100L Africa Twin (preto fosco ou branco): R$ 81.100,00
Honda CRF 1100L Africa Twin DCT (preto fosco ou branco): R$ 88.100,00
Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES (branco): R$ 102.130,00
Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES DCT (branco): R$ 109.130,00
Em relação ao modelo do ano passado, a única novidade visual são os novos adesivos e grafismos. Na mecânica, nenhuma alteração. Continua lá o mesmo motor bicilíndrico em linha com oito válvulas, comando simples e refrigerado a água. Tem 1.084 cm³ e entrega 99,3 cv de potência a 7.500 rpm e 10,5 kgf.m de torque a 6.000 rpm.
A transmissão pode ser manual ou automatizada DCT, ambas com seis marchas. E aí temos uma novidade logística: antes importadas, as versões com sistema DCT agora também são produzidas em Manaus. A planta manauara é a primeira no mundo a montar motos da marca com o câmbio automatizado fora do Japão, o que reforça o prestígio da fábrica brasileira junto à matriz.
Aliás, a diferença básica entre as quatro versões está no câmbio manual ou DCT e no tamanho do tanque, pode ser de 18,8 ou 24,8 litros. De resto, todas têm farol duplo de LEDs, luzes diurnas de rodagem (DRL) com ajuste da intensidade de iluminação automática, luzes de uma frenagem de emergência automáticas, cruise control, controle de tração, quatro modos de pilotagem de fábrica - tour, urban, gravel e off-road - e mais dois "user" personalizáveis.
As suspensões dianteiras são Showa invertidas com 23 cm de curso e ajustes na pré-carga da mola, extensão e compressão, e a traseira é Showa monochoque com 22 cm de curso e regulagem de pré-carga da mola e compressão. As versões Adventure Sports ES têm suspensões Showa com controle eletrônico, que atuam ajustando em tempo real a capacidade de amortecimento.
Os freios têm ABS com função cornering, que otimiza o comportamento do sistema nas curvas, enquanto as rodas são raiadas com aros de alumínio e calçam pneus nas medidas 90/90 R21 na frente e 150/70 R18 atrás - nas versões Adventure Sports, são sem câmara. O peso da moto começa em 215 quilos (a seco), passa para 221 quilos na versão Adventure Sports e ganha mais 10 quilos com o câmbio DCT.
Por fim, o painel em todas as versões é uma tela de TFT de 6,5 polegadas colorido, sensível ao toque, conectável a smarthphone e com aplicativos Apple CarPlay e Android Auto.