O número "11" alude ao tamanho do motor ( 1.100 cm³) e o design segue uma tendência que tem ganhado força na Europa, principalmente depois dos lançamentos da MV Agusta Superveloce 900 e da Triumph Speed Triple 1200 RR. A Hawk 11 segue o mesmo estilo: pegada esportiva e uma carenagem dianteira parcial que lhe dá um aspecto de "torpedo".
A Honda Hawk 11 é considerada a sucessora da CB 1100, uma naked vendida lá fora que tem um certo jeitão de moto dos anos 80 - e também lembra um pouco a CB 1000 Super Four que foi vendida no Brasil em 2007 e 2008 . Mas entre a CB 1100 e a Hawk 11 há uma diferença importante: enquanto a CB 1100 tinha motor com quatro cilindros em linha, a Hawk 11 surge com o mesmo bicilíndrico graúdo que vemos na big trail CRF 1100L Africa Twin 1100 e em sua derivada crossover NT 1100.
Veja ofertas de motos Honda novas e usadas do estoque Webmotors!
São 1.082 cm³ de deslocamento, cujos números de potência e torque não foram revelados, mas que certamente serão próximos aos destas outras duas motos. Ou seja, em torno dos 99,3 cv a 7.500 rpm e dos 10,5 kgf.m a 6.000 rpm se tomarmos como base a Africa Twin vendida no Brasil.
Inicialmente a moto surge com câmbio convencional de seis marchas, mas certamente ganhará uma versão com a transmissão automatizada DCT de dupla embreagem. Certamente itens como controle de tração, ABS otimizado para curvas e modos de pilotagem também serão de série. A moto pesa 238 quilos a seco.
Pelas poucas imagens reveladas, podemos ver que a moto tem espelhos retrovisores voltados para baixo do guidom (outro toque retrô), uma pequena bolha para-brisa, farol de LED com duas barras horizontais e halo também de LED na função de luz de rodagem diurna (DRL) e piscas discretos.
O painel de instrumentos também apela para o visual retrô, e que por isso não chega a impressionar. É todo digital, porém redondo, com proporções discretas e luzes-espia fora do cluster principal. Lá atrás a lanterna é horizontal, com cantos arredondados e abrigam duas fileiras com lâmpadas de LED.
As fotos ainda revelam suspensões dianteiras invertidas da também japonesa Showa e traseira monochoque, freios com duplo disco na frente e simples atrás da igualmente conterrânea Nissin, rodas de liga leve que calçam pneus nas medidas 120/70 R17 na frente e 180/55 R17 atrás, e um aspecto geral com poucas bossas ou invencionices - o que é bom, pois firulas não costumam agradar ao público-alvo desse tipo de moto.
Comentários