Honda Hornet 2023: divulgados detalhes sobre motor

Marca japonesa segue revelando informações sobre a nova moto streetfighter aos poucos; propulsor terá 755 cm³ e 92 cv

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Alexandre Ciszewski
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Aos poucos detalhes da nova Honda Hornet 2023 vão sendo divulgados. Desta vez a fabricante japonesa de motocicletas revelou informações do motor da nova streetfighter da marca.

A nova Hornet será equipada com um motor de dois cilindros em linha completamente novo. Com 755 cm³ e 8 válvulas, terá 92 cv de potência a 9.500 rpm e 7,6 kgf.m de torque a 7.250 rpm. Esse provavelmente será o mesmo propulsor presente na nova Honda Transalp 750.

Motor nova Honda Hornet
O motor da nova Hornet será um dois cilindros em linha de 755 cm³ e 92 cv de potência
Crédito: Divulgação
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O desenvolvimento da parte mecânica da nova Hornet é liderado por Fuyuki Hosokawa, que também foi responsável pelo projeto da superesportiva CBR 1000RR-R Fireblade. Já o visual foi desenvolvido em parceria pelo Centros de Pesquisa e Desenvolvimento da Honda da Itália e do Japão. Mas o principal responsável pelas linhas quase futuristas do novo modelo é mesmo o designer Giovanni Dovis, de apenas 28 anos de idade e que trabalha na base de Roma.

Com a revelação das especificações básicas do motor, vemos que a nova Hornet será de fato muito diferente do modelo original -aquele que foi vendido no mercado brasileiro nos anos 2000.

 

New Honda Hornet Design Concept Sketches 2
Aos poucos a Honda vai divulgando informações da nova Hornet. Acima um dos sketches da moto
Crédito: Divulgação
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Uma pitada de história

A Hornet foi lançada no mercado brasileiro em 2004 com o nome de CB 600F Hornet. Logo caiu nas graças do público brasileiro, que viu nela a mistura ideal de design bacana e desempenho nervoso, proporcionado pelo motorzão de quatro cilindros em linha e 96 cv de potência, que a levava aos 200 km/h.

Quatro anos depois a Hornet brasileira ganhou uma "segunda geração". Foram feitos vários aprimoramentos - o chassi passou a ser de alumínio, a moto ficou 5 quilos mais leve , a suspensão dianteira foi invertida e os freios com CBS passaram a ser opcionais. Além disso, o motor passou a ser o mesmo da superbike CBR 600RR, com injeção eletrônica multiponto e 105 cv de potência. A nervosa ficou furiosa de vez!

E não acabou aí. Em 2011 veio a "terceira geração" da Hornet. Mas desta vez motor e chassi não mudaram. A moto ganhou novo painel todo digital e mudanças isoladas no design, como farol e lanterna traseira novos. Seu prestígio segue inabalado e até hoje a Hornet é a moto mais buscada no estoque Webmotors.

 

Veja o vídeo divulgado sobre a Honda Hornet 2023:

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