A Honda lançou, do outro lado do mundo, uma moto que merece muita atenção aqui no Brasil: a CB 200X. O modelo apresentada na Índia é uma crossover que herda elementos de modelos bem-sucedidos por aqui, como a CB 500X e a NC 750X, e ainda por cima usa o mesmo motor da brasileira XRE 190. Como um mais um é igual a dois, temos uma moto interessantíssima por vários aspectos.
Para começar, sua produção no Brasil não seria tão difícil porque muitos componentes já estão disponíveis aqui - inclusive, e principalmente, o motor. Além disso, a moto se encaixaria em um segmento de bons volumes, e por isso provavelmente seria rentável para a Honda - o que, claro, é fundamental para viabilizar a montagem e a venda de qualquer modelo no país.
Por fim, a Honda CB 200X seria uma boa opção de baixa cilindrada e custo para quem curte o estilo crossover, uma espécie de derivação das trail com uma pegada mais on-road do que off-road - mas que, no entanto, ainda pode pegar uma estradinha de terra sem passar aperto. Esse é exatamente o caso da CB 200X.
Lá na Índia, a Honda CB 200X usa o mesmo quadro da naked Hornet 2.0, outra moto com o mesmo motor da "nossa" XRE 190. Mas, claro, tem outra pegada. O visual lembra bastante os de CB 500X e NC 750X e o "X" em comum não é toa: a marca quer mesmo que o novo modelo tenha essa identidade.
Estão lá, então, um farol de aspecto triangular envolto por moldura grande com "bico" na parte de baixo e um pequeno para-brisa na de cima, tanque com a parte superior ligeiramente reta e adornado por abas laterais parecidas com as da nossa CG 160 Titan, protetor de cárter (de plástico), escape curto e banco em dois andares.
Alguns quitutes mostram que esse modelo é um pouco mais sofisticado que as trail simples: tem protetores de mãos com piscas embutidos, guidom alto e largo para proporcionar posição de pilotagem confortável, iluminação full-LED e grafismos e pintura caprichados - os garfos dianteiros são na cor dourada e o motor, na cor preta.
As especificações da moto são coerentes com sua proposta. O motor de 184 cm³ com refrigeração a ar e injeção eletrônica rende 17 cv de potência máxima a 8.500 rpm e 1,6 kgf.m de torque a 6.000 rpm. Esses números provavelmente mudariam aqui no Brasil, tanto por causa da nossa gasolina misturada quanto pela óbvia possibilidade do motor ser flex. Na XRE 190, são 16,4 cv a 8.500 rpm e 1,6 kgf.m a 6.000 rpm (usando etanol)
E há mais itens bacanas, como a suspensão dianteira invertida e os dois freios a disco com ABS. Já as rodas são de liga de leve, e permitem o uso de pneus sem câmara - os originais são de uso misto, nas medidas 110/70 R17 na frente e 140/70 R17 atrás. De resto, câmbio de cinco marchas, secundária por corrente e suspensão traseira monochoque, como manda o figurino.
A moto pesa 135 quilos a seco e o tanque comporta 12 litros. O painel é o blackout similar ao usado em vários modelos brasileiros, com tela de LCD cujas cores de fundo e dos grafismos variam conforme a intensidade da luz natural. Tem os instrumentos habituais e, ainda, voltímetro e indicadores de marcha e de manutenção.
Lá na Índia, a Honda CB 200X será vendida nas cores predominantes preta, vermelha e prata. O preço lá é de cair o queixo: o equivalente a R$ 10.500. Aqui seria posicionada acima da XRE 190, que atualmente custa R$ 15.370. Ou seja, bateria na casa dos R$ 20.000. E aí, queremos a CB 200X no Brasil? Sim ou claro?