Honda lançará uma crossover de alta cilindrada

Patentes revelam que modelo prestes a ser apresentado na Europa se chamará NT 1.100 e terá o mesmo motor da Africa Twin

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Roberto Dutra
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Em fevereiro último, a Honda registrou, no Japão, o nome "NT 1.100". E, coincidentemente, surgiram fortes rumores sobre uma nova moto derivada da big trail CRF 1.100L Africa Twin. Agora essas especulações foram confirmadas por documentos registrados na Europa que indicam que a moto realmente está prestes a ser lançada - e terá duas versões. A notícia foi dada em primeira mão pelo site www.cycleworld.com.

Honda Cb 1.100x 4
Uma das primeiras projeções da nova moto ainda apostavam no nome CB 1.100 X, que faria muito sentido
Crédito: Reprodução
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Inicialmente se dizia que a moto se chamaria CB 1.100X, o que faria muito sentido por seguir a nomenclatura usada atualmente pela marca em modelos de caráter crossover, como CB 200X e CB 500X, que são para os asfalto mas têm inspiração nas fora-de-estrada. Mas o nome escolhido foi mesmo NT 1.100

Honda Cb 1.100x 2
O documento acima consta em uma das patentes descobertas pelo site cycleworld
Crédito: Reprodução
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O código interno da NT 1.100 é SC84. O "S" alude ao motor com capacidade cúbica superior a 900cm³ e o "C" indica ser uma moto para o asfalto. O código da Africa Twin, para comparação, é SD08 - o "D" indica ser uma moto apta ao off-road.

Honda Cb 1.100x 6
Projeção da Auto-By Magazine replicada pelo site motorcyclenews.com: frente lembra a do scooter X-ADV 750
Crédito: Reprodução
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Os documentos descobertos ainda trazem outras informações. Aa duas versões se chamarão NT 1. 100 A e NT 1.100 D - esta, com o câmbio automatizado DCT e diferenças como para-brisa mais alto, o que sugere ser uma versão com proposta mais touring. As duas aparecem na imagem acima, que é uma projeção de computador feita pela Auto-by Magazine.

O motorzão bicilíndrico de 1.084 cm³ já está na Africa Twin e na Rebel 1.100
Crédito: Divulgação
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As duas terão o mesmo motor da Africa Twin, o bicilíndrico de 1.084 cm³, que na especificação para o Brasil rende com 99,3 cv de potência a 7.500 rpm e torque de 10,5 kgf.m a 6.000 rpm.

A NT 1.100, porém, será um pouco mais compacta que a Africa Twin. Terá 2,24 metro de comprimento e 1,53 m de entre-eixos - ou seja, 8 cm e 4 cm a menos que a big trail nas respectivas medidas. Terá, ainda, 86 cm de largura máxima (9,6 cm a menos) e altura máxima de 1,35 m na versão com para-brisa alto (1,52 m na Africa Twin). No fim das contas, suas dimensões serão parecidas com as da descontinuada Honda VFR 800X Crossrunner.

A finada Honda VFR 800 Crossrunner: a nova moto ocupará o espaço deixado por ela
Crédito: Divulgação
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Por fim, os documentos apresentam pesos de 238 quilos para a NT 1.100 A e de 248 quilos para a NT 1.100 D, que tem a transmissão DCT. A Crossrunner pesava 241 quilos e a Africa Twin pesa de 206 a 216 quilos na versão standard. As NT ainda terão o mesmo painel com tela de TFT de 6,5 polegadas e bastante eletrônica embarcada - com controles de velocidade e de tração, entre outros.

Custom, mas não clássica: a CMX 1.100 Rebel tem visual minimalista e o mesmíssimo motor da Africa Twin
Crédito: Reprodução
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Por fim, vale lembrar que a NT 1.100 não será a primeira derivada da Africa Twin: há pouco tempo a Honda lançou uma versão "grande" da custom Rebel nos Estados Unidos, e falamos dela aqui. A CMX 1.100 Rebel é equipada justamente com o mesmo motor da big trail - mas o chassi é diferente.

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