Honda NC 750X 2022 chega disposta a impressionar

Design foi modernizado, há novas funções no painel, mais potência e opção do câmbio automatizado. Preço subiu R$ 5.500

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Roberto Dutra
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A NC 750X é uma das motos mais bem-sucedidas da Honda em sua história recente. É bem vendida em vários países do mundo e por aqui tem espaço cativo no mercado desde seu lançamento, em 2012, ainda como NC 700X (virou 750 em 2015/2016). Agora, chega à linha 2022 com um conjunto de novidades que, provavelmente, é o mais importante de sua história no país. Vamos por partes...

21ym Honda Nc750x
Imagem noturna revela nuances da nova iluminação e dos pequenos piscas, quase na altura do guidão
Crédito: Divulgação
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O design básico foi mantido, mas bem modernizado. Está mais agressivo, atraente e harmonioso, com linhas esculpidas e bem equilibradas. A iluminação passa a ser full-LED e há luz de rodagem diurna (DRL). A moto ganhou um canhão de luz principal na base do triângulo invertido formado pela parte dianteira da carenagem frontal, coadjuvado por um farol logo acima que é quadripartido por moldura interna.

21ym Honda X Adv
A NX chegou ao Brasil 2012 com moto de 700 cm³ e, na linha 2015/2016, mudou para 750 cm³
Crédito: Divulgação
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Os piscas ficaram pequenos e discretos, e estão posicionados quase na altura do guidão. A carenagem continua a abraçar as laterais da moto, mas ficou pouco coisa mais larga. Por fim, o banco foi redesenhado e ficou 3 cm mais baixo, e o para-brisa ficou mais altolargo.

E há muitas outras novidades escondidas pelo "new look" . O motor é o mesmo de antes, mas ficou mais potente e elástico - leia-se com curvas de potência e torque maiores.  É que os sistemas de admissão e exaustão foram aprimorados para se adequar às leis de emissões Euro 5, da Europa, e automaticamente, do Promot 5, que entra em vigor em janeiro de 2023.

Na admissão, a caixa de ar agora recebe 200 ml a mais. Na exaustão, o escape foi redimensionado para proporcionar mais velocidade de saída e, com uma nova câmara dupla para o catalisador, há mais contrapressão.

2021 Honda Nc750x
Detalhe do novo conjunto ótico frontal: canhão embaixo e farol quadripartido por moldura em cima
Crédito: Divulgação
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Além disso, há um novo conjunto mais leve de engrenagens e balanceiros. Com tudo isso, o motor da NC 750X passou a alcançar 500 rpm a mais. Aí ganhou potência e torque: com 4,1 cv a mais (7%), agora o pico é de em 58,6 cv a 6.750 rpm, enquanto o torque subiu pouco, para 7 kgf.m a 4.750 rpm. Antes eram 54,5 cv em 6.250 rpm e 6,9 kgf.m nas mesmas 4.750 rpm.

A transmissão continua com seis marchas e secundária por corrente, mas passa a ser assistida e deslizante - segue, portanto, o que já havia sido adotado nos modelos CB 500 F e X. Ou seja, exige menos força em seu acionamento e evita travadas na roda traseira nas reduções mais severas. Além disso, o escalonamento de marchas mudou: primeira, segundo e terceira ficaram mais curtas, enquanto quarta, quinta e sexta, mais longas.

2021 Honda Nc750x
O painel de LCD é o mesmo, mas agora tem voltímetro e exibe as funções dos modos de pilotagem
Crédito: Divulgação
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A moto passa a ter a opção do câmbio automatizado com dupla embreagem, o já conhecido DCT. É semelhante ao usada no scooter que não é scooter X-ADV 750 (que inclusive usa este mesmo motor), na touring GL 1.800 Gold Wing e na big trail CRF 1.100L Africa Twin.

Outra barato na nova NC 750 X é a redução de 13 quilos no peso da moto, que agora tem 197 quilos a seco na versão com câmbio tradicional. A versão DCT tem 207 quilos, mas ainda assim é três quilos mais leve que a NC anterior sem o dispositivo. Em ambas, só o chassi revisado perdeu 1,8 quilo.

2021 Honda Nc750x
No detalhe do punho direito, os botões que controlam o funcionamento do câmbio automatizado DCT
Crédito: Divulgação
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Como ganhou acelerador eletrônico, a moto também recebeu quatro modos de pilotagem - standard, sport, rain e user. Neste último, o piloto pode programar o nível de entrega de potência e interferência do freio motor, do controle de tração (três ajustes e desligado) e os quatro níveis de funcionamento do câmbio automatizado DCT.

O painel de LCD é o mesmo de antes, mas ganhou voltímetro e passa a exibir informações destes modos de pilotagem. A moto ainda ganhou luz de frenagem de emergência e mais espaço no porta-objetos dianteiro, onde fica o tanque falso. Agora são 23 litros, um a mais, e capacidade de carga é de 5 quilos. O tanque verdadeiro, embaixo do banco, continua a levar 14,1 litros de combustível, e os pneus também não mudaram - 120/70 R17 na frente e 160/60 R17 atrás.

O diagrama acima mostra as curvas de potência e torque de antes (em azul) e as novas (em vermelho)
Crédito: Reprodução
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A suspensão dianteira foi recalibrada para ganhar firmeza e tem sistema Showa Dual Bending Valvle (SDBV), que restringe ou libera a área de passagem do óleo de acordo com o piso. Mas o curso permanece em 12 cm, assim como na traseira.

Aliás, a suspensão traseira com link que liga balança, amortecedor e chassi manteve os sete ajustes na pré-carga, mas também foi recalibrada. Isso porque a moto também passa a ter uma linha exclusiva de acessórios, que inclui malas laterais e baú traseiro - o que aumenta o peso sobre a moto.

O para-brisa da NC 750 X ficou mais 7 centímetros mais alto e também mais largo
Crédito: Divulgação
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Serão dois pacotes de acessórios, chamados de urban pack e travel pack. O primeiro inclui baú traseiro de 38 litros com suporte, tomadinha USB, e protetores de carenagem. O segundo junta o baú e o suporte com um para-brisa 7 cm mais alto, baús laterais, cavalete central e faróis auxiliares. Mas não é preciso comprar o pacote completo nem escolher um deles, necessariamente, pois todos os itens também serão vendidos separadamente.

O porta-objetos do tanque, onde cabe um capacete, ganhou um litro a mais na capacidade de carga
Crédito: Reprodução
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A NC 750X 2022 com câmbio manual "normal" é montada em Manaus (AM) e será vendida nas cores vermelha ou azul por R$ 49.700 - valor R$ 5.500 superior aos R$ 44.200 praticados anteriormente. A Honda diz que o aumento se justifica pelas novidades implementadas na moto.

A pré-venda começa ainda este mês e as entregas, em março. A versão com câmbio automatizado será importada do Japão e oferecida nas cores vermelha ou branca. Seu preço (e pré-vendas) só será divulgado em março, com início das entregas previsto para maio.

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