A Honda mostrou, na Europa, as evoluções da crossover NC 750C e do scooter PCX 125 para 2021. As mudanças implementadas lá devem demorar um bocado para chegar aqui, mas sinalizam para onde caminha o design dos dois modelos - ainda que o nosso PCX tenha motor um pouco maior.
Na NC 750X, o visual agora tem linhas mais angulosas e agressivas. O conjunto ótico dianteiro passa a ser full-LED, ter luzes de rodagem diurna (DRL) e ser bipartido, com uma lente maior e outra menor. Também ganha uma espécie de "grade" sobre a lente principal.
Os piscas também passam a ser com LEDs. Já o novo para-brisa é ligeiramente mais alto, enquanto as abas e tampas laterais ficaram mais estreitas - aliás, assim como o banco. Por fim, há uma nova ponteira de escape.
O porta-objetos que fica no falso tanque da NC ganhou um litrinho de capacidade, e passa a acomodar 23 litros de traquitanas. E o painel também mudou: ficou todo digital, com tela de LCD colorida. Mas a seleção dos modos de pilotagem é feita por um botão no punho esquerdo.
Já o motor é o mesmo de antes, mas revisado. Ficou 1,2kg mais leve e mais potente e torcudo - passou a ter 57,8 cv a 6.750 rpm e 7 kgfm de torque a 4.750 rpm (antes eram 54,5 cv a 6.250 rpm e 6,9 kgfm a 4.750 rpm).
Outras mudanças foram feitas no câmbio: a primeira, a segunda e a terceira marchas estão mais curtas. E a embreagem passa a ser assistida, assim, pede menos esforço em seu acionamento, e deslizante, o que evita travamentos na roda dianteira nas reduções severas.
Por fim, o chassi também mudou - ficou 1,8 kg mais leve - e o banco está 3 cm mais baixo: agora fica a 80 cm do chão. Quem não é "pernalonga" vai gostar!
O PCX faz um tremendo sucesso no Brasil e também na Europa. E agora está de cara nova por lá, onde tem motor de 125cm³ - contra o de 150cm³ da versão vendida aqui.
As principais novidades são o design, o painel e um novo recurso chamado de "seletor de torque", que, na verdade, é um controle de tração. Na frente, o conjunto ótico ficou mais bonito e menos exótico, sem as "pontas" finas que ainda vemos no PCX brasileiro. Atrás, a lanterna é composta por suas barras de LED, com um aspecto meio futurista.
Também em função das novas carenagens plásticas, o espaço sob o banco aumentou em 2,4 litros, foi para 30,4 litros. Já no porta-luvas embutido no escudo frontal, a antiga tomada 12V deu lugar a uma entrada USB.
Outras melhorias foram feitas: a suspensão traseira ganhou curso mais longo, e os pneus ficaram mais largos - agora são 110/70 R14 na frente e 130/70 R13 atrás, contra 100/80 R14 e 120/70 R14 de antes. Para completar, a tampa lateral e a balança foram redesenhadas.
Por fim, o painel passa a ser composto por uma tela de LCD principal, no centro, e duas telinhas menores nos cantos - o conjunto parece ser uma única tela, tipo "widescreen", fina e larga. Parte dessas novidades talvez seja vista aqui em breve, já que a Honda promete apresentar, em dezembro, o PCX 150 2021 para o mercado brasileiro.