O Honda PCX 150 foi lançado em 2013 e, desde então, é o scooter mais vendido do país. No ano passado, respondeu por nada menos que 62% dos emplacamentos em seu segmento, segundo dados da Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos (Fenabrave). Como não se mexe em time que está ganhando - ou se mexe pouco - a Honda lança a linha 2022 com novas cores - e só. O modelo continuará a ser oferecido em quatro versões: CBS, ABS, DLX ABS e a Sport ABS. Vamos a elas:
Os preços informados abaixo têm como base o Distrito Federal e não incluem despesas com frete ou seguro.
Seu principal recurso é o sistema combined brake system (CBS) nos freios a disco na frente e tambor atrás. Quando é acionado somente o manete de freio esquerdo, responsável pelo freio traseiro, 30% da força vai para a roda dianteira e 70% permanecem na traseira. Já o manete direito atua apenas no freio traseiro. Somente na cor azul perolizada.
Tem opção em cor metálica, freios a disco em ambas as rodas e assistência eletronicamente antitravamento (ABS) na roda dianteira. Somente na cor cinza metálica
As mesmas especificações do PCX ABS, mas somente na cor prata metálica.
Pintura com caráter mais esportivo. Somente na cor branca fosca.
As quatro versões usam o mesmo motor monocilíndrico, injetado, refrigerado a água e com comando simples no cabeçote, que rende 13,2 cv de potência a 8.500 rpm e torque de 1,38 kgf.m a 5.000 rpm. Tem um sistema chamado de enhanced Smart Power (eSP), que reduz a rotação do motor automaticamente quando em aceleração constante em terreno plano, o que reforça a economia e a durabilidade.
O câmbio, claro, é CVT. Além disso, o PCX 150 tem suspensão traseira com molas de três estágios, pneus 100/80 R14 na frente e 120/70 R14 atrás, painel com iluminação "blackout" (que muda de cor conforme a intensidade da luz natural) e faróis, lanterna e luzes de rodagem diurnas com LEDs.
Outros recursos interessantes no PCX são o sistema start/stop (que desliga automaticamente o motor nas paradas em semáforos, e religa-o assim que o acelerador é acionado), o espaço para 28 litros sob o banco, a tomada 12V no porta-luvas esquerdo do escudo e a chave presencial.
As vendas começam efetivamente em setembro. O PCX 150 tem garantia de três anos sem limite de quilometragem, além de sete trocas de óleo gratuitas.