O scooter Honda PCX 160 finalmente foi lançado no Brasil. A chegada acontece cerca de um ano e meio depois da apresentação no Japão. O scooter foi completamente renovado, tanto no visual como nas especificações técnicas. São três as versões do modelo para 2023: PCX CBS, PCX ABS e PCX DLX. A versão Sport ABS sai de linha.
Todas as versões têm chave presencial, que opera a ignição e a abertura do assento, e também aciona um alarme antifurto. A diferenciação entre as versões também se dá pelos freios, que são combinados (CBS) no modelo de entrada e têm sistema antitravamento (ABS) na roda dianteira nas outras versões.
A nova geração do PCX 160 tem motor com algumas modificações importantes. Ainda é monocilíndrico e tem refrigeração líquida. Mas agora tem quatro válvulas em vez de duas e a capacidade cúbica aumentou de 150 cm³ para 160 cm³ - fruto principalmente do aumento no diâmetro cilindro de 57,3 mm para 60 mm. O curso, curiosamente, foi reduzido de 57,9 mm para 55,5 mm. Mas a taxa de compressão foi elevada de 10,6:1 para 12,0:1.
Segundo a Honda, o curso mais curto do pistão abriu o espaço para as duas válvulas adicionais no cabeçote e ainda reduziu o atrito de deslizamento no cilindro. Com essas mudanças, a potência passou de 13,2 cv para 16 cv e o torque subiu de 1,3 kgm.f para 1,5 kgm.f. Segundo a Honda, o tanque de oito litros é capaz de proporcionar uma autonomia superior a 350 quilômetros.
E há mais novidades. A tampa do motor e a balança foram redesenhadas, enquanto as passagens internas do sistema de escape e o catalisador foram revisados para reduzir a emissão de gases.
Outra novidade é o controle de tração. As versões PCX ABS e PCX DLX já vêm com o chamado Honda Selectable Torque Control (HSTC), nome pomposo para o recurso que normalmente só é visto em modelos maiores.
O controle de tração limita eventuais escorregadas do pneu traseiro em pisos de baixa aderência. Uma luz-alerta “T” pisca no painel quando o dispositivo entra em ação. Quem gosta de derrapagens controladas poderá desligá-lo por um botão no painel - cujos detalhes veremos adiante.
Feito de aço e com berço duplo, o chassi do PCX também foi redesenhado. Segundo a marca, agora é mais resistente e, claro, adequado à potência e ao torque maiores, sem comprometer a maneabilidade do scooter.
As dimensões básicas do PCX são as mesmas de antes: 1,92 m de comprimento, 74,5 cm de largura e 1,10 m de altura. A exceção é o entre-eixos, que cresceu discretíssimos 2 mm e foi para 1,33 m. Já o peso total em ordem de marcha é de cerca 130 quilos - o modelo anterior tinha entre 124 quilos e 126 quilos.
As rodas, por sua vez, têm novos desenhos. E a traseira diminui de tamanho - o aro passou de 14 para 13 polegadas. Os pneus, porém, agora são maiores: 110/70 R14 na frente e 130/70 R13 atrás, contra aos 100/80 R14 e 120/70 R14 da geração anterior.
Nas suspensões, permanecem os tubos telescópicos na frente e o bichoque traseiro, ambos com 10 cm de curso. Mas a Honda diz que o conjunto traseiro tem novas molas.
A frenagem das versões PCX ABS e PCX DLX tem discos de 22 cm na frente e atrás. com ABS somente na roda dianteira. Na versão básica, que tem apenas sistema combinado CBS, o freio traseiro é a tambor, com 13 cm de diâmetro.
O novo Honda PCX 160 2023 ganhou um design mais bacana. Os conjuntos óticos dianteiro e traseiro foram totalmente redesenhados e têm aspecto futurista.
Na dianteira, a luz de posição, ou Daytime Running Light (DRL), é composta por cinco “traços” muito característicos. Na traseira, o desenho dá ao “X” iluminado um efeito 3D.
As superfícies da carroceria também mudaram. O escudo frontal ganhou volume em sua porção superior para abrigar o para-brisa escurecido - que também tem novo desenho e oferece mais proteção do que antes, mas sem prejuízo à visibilidade.
Quanto à ergonomia, o assento foi redesenhado para proporcionar mais conforto a piloto e garupa. Mas a distância do banco em relação ao solo, de 76,4 cm não mudou. Outra alteração está no espaço para os pés do piloto, que cresceu 3 cm tanto longitudinalmente quanto nas laterais.
O novo desenho da carroceria também aumentou a capacidade do compartimento sob o banco em dois litros, incremento que fez o volume total alcançar 30,4 litros de capacidade. Mas continua guardando apenas um capacete junto com outros pequenos objetos.
O porta-luvas no lado esquerdo do escudo frontal também foi redesenhado. Agora tem mais espaço e uma porta USB, para recarregar smartphones e outros dispositivos. A abertura do tanque de combustível também é nova: agora tem um espacinho para apoiar a tampa do tanque durante o reabastecimento.
O painel de instrumentos fdo PCX também mudou totalmente, mas ainda segue a mesma lógica de antes - tela de LCD central com luzes-espia nas laterais. O esquema com fundo escuro, que permite leitura fácil sob quaisquer condições de luz, já existia antes.
O Honda PCX 160 chega às concessionárias em outubro com garantia de três anos, sem limite de quilometragem. A versão de entrada PCX CBS, que antes custava R$ 14.690, será vendida somente na cor cinza metálica por R$ 15.460 (base DF; para São Paulo o preço muda para R$ 15.990, sem frete e seguro).
Já o PCX ABS será vendido apenas na cor branca perolizada por iniciais R$ 17.000 (DF; em São Paulo o preço muda para R$ 17.583, sem frete e seguro).
E a versão topo de linha PCX DLX ABS terá apenas a cor azul metálica e preço sugerido de R$ 17.400 (DF; para São Paulo o preço muda para R$ 17.997, sem frete e seguro).