Linha 2023 da Honda Rebel 1100 terá versão touring

Documentos confirmam que a custom ganhará variantes mais preparadas para a estrada e, também, o câmbio automatizado DCT

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Alexandre Ciszewski
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A Honda Rebel 1100 está prestes a receber duas novas versões mais preparadas para a estrada. Pelo menos é o que indicam dados de emissões de veículos do California Air Resources Board (CARB) e documentos de certificação de veículos da Suíça sobre a moto.

Pelos papéis, a Honda se prepara para lançar, no mercado internacional, as variantes Rebel 1100 Touring e Rebel 1100 DCT - esta, com o conhecido câmbio automatizado de duas embreagens já presente em alguns modelos da marca vendidos no Brasil, como Africa Twin (com a qual a Rebel 1100 compartilha o motor) e NC 750X, por exemplo.

Carenagem custom Honda
Na nova versão Touring, a dianteira da Honda Rebel 1100 ganha carenagem tipo "batwing" (asa de morcego)
Crédito: Reprodução/Motorcycle.com
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Documentos da Honda Rebel 1100 vazados

O site Motorcycle.com compartilhou uma ordem executiva CARB que certifica a Rebel 1100 2023 e sua variante DCT, e mostra mais duas versões: Rebel 1100T e Rebel 1100T DCT. Embora o “T” possa representar várias coisas, uma versão touring da moto cruiser é a conclusão óbvia.

Os documentos vazados confirmam as novas versões para a Honda Rebel 1100 na linha 2023
Crédito: Reprodução/Motorcycle.com
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Além disso, os dados de certificação de veículos da Suíça também confirmam duas novas versões da Rebel 1100. Os novos códigos de modelo CMX1100A2 e CMX1100D2 se juntam aos atuais CMX1100A (Rebel 1100) e CMX1100D (Rebel 1100 DCT). O documento suíço, porém, não mostra alterações no motor ou nas emissões em relação aos modelos 2022, mas indica que as variantes A2 e D2 têm uma altura de 1,18 m - ou seja, são 7 cm mais altas que a Rebel 1100 existente. Isso pode sugerir a aplicação de uma carenagem e para-brisas.

Na comparação da imagem dividida, a dianteira da Rebel 1100 com e sem carenagem e para-brisa
Crédito: Reprodução/Motorcycle.com
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Os dados suíços também listam os novos modelos como sendo 15 quilos mais pesados que as Rebel 1100 atuais. O peso maior pode ser resultado justamente das carenagem e de baús laterais rígidos, além de um aumento na capacidade do tanque de combustível atual, que é de 13,6 litros.

A Honda oferece bolsa lateral em tecido como acessório da Rebel 1100
Crédito: Divulgação
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Possível lançamento no EICMA 2022

Hoje a Honda já oferece vários acessórios para o Rebel 1100, incluindo uma pequena carenagem em asa de morcego, um bagageiro traseiro e alforjes de tecido. Combinar acessórios de turismo para criar um novo modelo faz muito sentido. A Rebel 1100T deve receber uma nova carenagem e talvez bolsas rígidas (baús) com as mesmas cores da moto, em vez da malinha lateral em tecido vendida como opcional.

É possível que a Honda revele oficialmente a Rebel 1100T nas versões manual e DCT no próximo mês, no Salão de Milão (EICMA 2022), na Itália.

A Honda exibiu a Rebel 500 no Salão Duas Rodas em 2019 para ver a reação do público
Crédito: Divulgação
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Linha Rebel no Brasil

Por enquanto não existe nenhuma previsão de lançamento da Honda Rebel 1100 no Brasil. Questionada, a Honda apenas informa, como sempre, que "não compartilha a estratégia de produtos futuros". Mas vale lembrar que a Rebel 1100 usa o mesmo motor da CRF 1100 Africa Twin, que já é vendida no Brasil (inclusive com câmbio DCT), e que em 2019 exibiu no Salão Duas Rodas de São Paulo a Rebel 500, que usa o mesmo motor das CB 500 F e X.

Na época, a fabricante admitiu que a exibição era para "avaliar a reação do público". Que até foi positiva mas, depois disso, nada mais foi falado a respeito do assunto.

Em teoria, o fato de terem os mesmos motores que são usados por modelos já vendidos no mercado brasileiro facilitaria a chegada das Rebel ao Brasil, inclusive com montagem em Manaus. Mas a Honda não parece disposta a investir no segmento de motos custom. De certa forma, isso é até compreensível: as custom respondem por menos de 1% das vendas no país. Restam as antigas Shadow 600 e 750...

 

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