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Honda registra direitos sobre o ADV 350 no Brasil

Medida indica que modelo deverá ser vendido aqui - inclusive por compartilhar componentes com o já confirmado Forza 350

por Roberto Dutra

O Honda X-ADV 750, modelo "aventureiro" que parece um scooter, mas não é (tem câmbio automatizado de dupla embreagem DCT, e não CVT) sempre foi impressionante, mas suas vendas nunca decolaram devido ao preço (R$ 67.398).
Já o bem mais acessível ADV 150 (R$ 19.530), que é scooter de verdade e tem a mesma pegada de uso misto, é um grande sucesso no Brasil desde que foi lançado, no final de 2020.
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Entre os dois modelos sempre houve um espaço enorme, mas ao que tudo indica, em breve, essa lacuna será ocupada pelo ADV 350,  um scooter que foi lançado lá fora no final do ano passado com o mesmo jeitão "crossover".

É que a Honda registrou os desenhos industriais do modelo no Brasil, mais precisamente no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), e que, assim como o 150 e o 750, tem o mesmo jeitão "crossover" - ou seja, é um veículo urbano como todo scooter, mas tem suspensões com maior curso e pneus de uso misto para poder rodar por estradinhas de terra e afins.

A suspeita passou a existir logo após o lançamento do ADV 350 no Salão de Milão, em novembro do ano passado, e por um motivo bem lógico: a Honda já havia confirmado que outro modelo, o bem urbano Forza 350, chegaria ao Brasil ainda este ano. Como o "aventureiro" compartilha muitos componentes com o Forza 350, a hipótese é bem crível.

O Forza 350 entrará no lugar do SH 300i, que saiu de linha junto com irmão menor SH 150i. Em princípio, será importado, e não montado em Manaus - e com o Honda ADV 350 seria da mesma forma. Mas fazer dois modelos quase gêmeos facilita a importação de peças, a logística industrial e o pós-venda. Então, não é impossível que ambos acabem montados por aqui.

Ambos têm o mesmo motor com 330 cm³, que rende 29,3 cv de potência a 7.500 rpm e 3,2 kgf.m de torque a 5.250 rpm. Com esse propulsor, faz 30 km/l, em média, e tem autonomia de quase 350 quilômetros com seu tanque para 11,54 litros. O estiloso scooter de 186 quilos ainda exibe faróis de LED, chassi de aço tubular, suspensões dianteiras invertidas e traseira bichoque com piggyback (reservatórios de gás externos).
Além disso, acomoda dois capacetes sob o banco (capacidade de bons 48 litros), e tem carregador USB, chave presencial, painel de LCD e para-brisa com ajuste de altura. Aguardamos ansiosamente!

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