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Honda revela as primeiras imagens da CRF 190L

Chamada lá fora de "mini-Africa Twin", moto será lançada na Ásia ainda este ano. Motor é similar ao da XRE 190 nacional

por Roberto Dutra

A Honda europeia revelou as primeiras imagens, ainda em forma de teaser (que não mostram tanta coisa assim), da pequena CRF 190L. O modelo está em fase final de desenvolvimento e praticamente pronto para ser lançado, o que deve acontecer primeiramente em alguns mercados asiáticos ainda este ano - já como linha 2022.

A motoquinha tem sido tratada como irmã menor da CRF 1.100L Africa Twin e até chamada de "mini-Africa Twin" por ter visual "on-off-road" e proposta idem. Mas claro que é preciso resguardar as devidas proporções: a Africa Twin é uma big trail com forte aptidão para o off-road e o sobrenome "twin" alude ao motor bicilíndrico em linha. Já a Honda CRF 190L terá proposta de uso misto e o motor é um monocilíndrico.
Este motor, aliás, é muito similar ao da XRE 190 vendida no Brasil. Na prática, é o mesmo da pequena naked Hornet 2.0 e da crossover CB 200 X, que já existem lá fora. Por fora, os motores da CRF e da XRE parecem mesmo diferentes, mas por dentro, curiosamente, nem tanto: o da moto brasileira é flex, tem 184 cm³ de capacidade cúbica e rende 16,4 cv de potência máxima a 8.500 rpm e torque de 1,6 kgf.m a 6.000 rpm com etanol. O da CRF 190L tem a mesma capacidade cúbica, e chega a 17,2 cv a 8.500 rpm e 1,6 kgf.m a 6.000 rpm. Coincidências demais, não é mesmo?
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O visual da CRF 190L não revoluciona, mas está antenado com os tempos atuais e com a proposta da moto. Pelas imagens é possível ver que tem para-brisa e uma carenagem de bom tamanho, com farol mais vertical do que horizontal e de linhas levemente quadradas. A moto terá iluminação full-LED, banco único com dois níveis, bagageiro traseiro apto a receber bauleto e tomada USB para carregar dispositivos como GPS ou smartphone.

Entre as poucas especificações disponíveis ou apenas sugeridas estão rodas com aro de 19 polegadas na frente e de 17 polegadas atrás, freios com ABS e tanque para cerca de 14 litros. A moto pesa 127 quilos a seco, tem vão livre de bons 24 cm e altura do banco em relação ao solo de 83,6 cm - peso e medidas iguais às da nossa XRE 190. Mais coincidências...

Como a moto sequer foi lançada na Ásia, é impossível prever sua eventual vinda para o mercado brasileiro. Mas não é algo impossível. Se supormos que seu chassi e motor sejam os mesmos da nossa XRE 190, ou pelo menos parecidos, seria perfeitamente possível a Honda produzi-la em Manaus e encaixá-la em um degrau acima da XRE 190, que é uma trail mais raiz - desprovida de carenagens e pequenos mimos. A XRE 190 custa, atualmente, iniciais R$ 15.370. A CRF 190L ficaria ali pelos R$ 18.000, com oferta de um pouco mais de versatilidade e status.

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