Uma das grandes surpresas apresentadas na última edição do Festival Interlagos - Motos, no mês passado, a Honda XR 300L Tornado está saindo do forno. A marca da asa prometeu lançá-la oficialmente agora em julho. E mais não disse: não revelou especificações técnicas, versões ou preços.
A expectativa em torno dessas informações é grande. Afinal, trata-se de uma moto de baixa cilindrada que promete bons volumes de venda. Primeiro, por ser muito adequada em porte, versatilidade e valor à realidade do mercado brasileiro. Segundo, porque atenderá quem ficou frustrado com a XRE 300 Sahara, que embora seja uma ótima moto não tem grandes aptidões para o off-road.
Além disso tudo, a nova Tornado vai aumentar a encrenca para o lado da Yamaha XTZ 250 Lander, que já enfrenta a concorrência da XRE 300 Sahara, embora seja até mais versátil por encarar o off-road com mais facilidade.
Mas o que já sabemos e o que podemos esperar da nova Honda XR 300L Tornado? O que sabemos é o que vimos lá no estande da Honda: será uma moto bem off-road, com suspensões altas, sanfonas de proteção nas bengalas, banco quase reto e nada de firulas.
Outras características que chamaram a atenção foram o mangote do freio dianteiro passando por cima do painel - coisa típica de motos bem off - e o protetor de cárter de alumínio no motor.
Esse protetor de cárter, aliás, entrega outras coisas. Por exemplo, é igual ao usado na XRE 300 Sahara mais completa, o que nos leva a ter mais certeza de que o motor da Tornado será igual ou muito parecido com o da Sahara. Por fora, aliás, ambos parecem iguais - inclusive na passagem da curva do escape, ali à meia-altura do motor.
De fato não faria muito sentido a Honda ter outro motor de 300 cm³ na Tornado. Afinal, a Sahara e a naked CB 300F Twister já usam esse mesmo motor, e ter um segundo motor, diferente mas com a mesma cilindrada, só complicaria a logística industrial - que, no caso da Honda brasileira, é gigante.
Vimos um exemplo disso recentemente na Honda Pop 110i. Seu motor de 110 cm³ era diferente do usado na versão mais simples da motoneta Biz, que também tinha 110 cm³. No início do ano, a Pop passou a ter o mesmo motor da Biz, com câmbio semi-automático rotativo e tudo.
Na Tornado podemos esperar, então, o mesmo motor da Sahara e da Twister, mas com eventuais ajustes e calibragens particulares para uma performance mais adequada no off-road. Aliás, já sabemos que o câmbio da Tornado tem seis marchas - como na Sahara e na Twister. Em resumo: o motor da Tornado pode até não ser o mesmo da Sahara e da Twister - mas que é muito parecido, isso é!
Na Sahara, os 293,5 cm³ produzem 24,8 cv / 25,2 cv de potência a 7.500 rpm e 2,70 kgf.m / 2,74 kgf.m de torque (gasolina/etanol) a 5.750 rpm. Na Twister, são 24,5 cv / 24,7 cv nas mesmas 7.500 rpm e 2,61 kgf.m / 2,67 kgf.m em 5.500 rpm. Reparou como há pequenas diferenças?
Mas a Tornado terá outras particularidades além das que já citamos. O painel de instrumentos, por exemplo, é diferente do usado na Sahara. Também será uma telinha de LCD, mas com fundo blackout, indicador de marcha e visual exclusivo. Além disso, a iluminação da moto será full-LED, algo que não vemos na Sahara (e nem na Twister)
Para quem não lembra, a Tornado - então XR 250L - deixou o mercado há 15 anos. Foi produzida entre 2001 e 2008, e saiu de linha em 2009. Com desempenho honesto e manutenção fácil e barata, até hoje é uma moto bem lembrada e até valorizada no mercado de usadas.
A Honda não deu qualquer pista sobre isso. Então temos que fazer um exercício de futurologia, pegando como base a própria XRE 300 Sahara e também a futura rival Yamaha XTZ 250 Lander.
A Sahara custa, atualmente, R$ 27.090 na versões standard e Rally, e R$ 28.650 na versão Adventure. Já a Lander custa R$ 25.790 em sua versão única. A nova Tornado será uma moto mais apta ao off-road do que as duas, mas será relativamente mais simples - principalmente em relação à Sahara e terá que ter preço competitivo. Então, podemos pensar em algo entre R$ 26 mil e R$ 27 mil - preço sugerido, fora frete. A conferir.