Honda XRE 190 sobrevive e chega à linha 2025

Modelo ganhou design remodelado e novidades como painel mais completo e suspensão dianteira mais robusta. Veja os preços

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Roberto Dutra
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A Honda XRE 190 é uma moto relativamente discreta nas fileiras da marca japonesa. Nunca vendeu tanto quanto a irmã menor NXR 160 Bros e também nunca recebeu tanta atenção quanto a irmã maior XRE 300 - que recentemente ressurgiu com o sobrenome Sahara. Mas, não se engane: é uma moto importante no line-up da Honda, e também é uma excelente opção dentro de sua proposta de trail para uso urbano e algo mais.

Honda Xre 190 2025 18
A Honda XRE 190 chega à linha 2025 co visual repaginado e atualizações importantes
Crédito: Divulgação
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Lançada em 2016, a XRE 190 já teve mais 180 mil unidades vendidas no país. Este ano, até agosto, foram 19.830 unidades. E felizes foram aqueles que compraram essa moto: é uma NXR 160 Bros muito melhorada, e a diferença de preço entre ambas é pequena - enquanto a NXR 160 Bros começa em R$ 20.490, a XRE 190 parte de R$ 22.060 na linha 2025, que a Honda está lançando hoje.

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Na frente, o farol passa a ser de LED e tem novo design, assim como molduras e abas laterais
Crédito: Divulgação
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A linha 2024 da XRE 190 era vendida por iniciais R$ 20.770, mas vale dizer que a NXR 160 Bros também esta prestes a entrar em 2025 e deverá sofrer reajuste de preço. Então a distância entre as duas continuará pequena e, no fim das contas, por menos de R$ 2 mil a mais o comprador leva para casa uma moto mais bonita, mais encorpada, mais equipada e um pouco mais forte.

A XRE 190 será vendida em duas versões, standard e Adventure. Mudam adesivos e preços
Crédito: Divulgação
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O que mudou na Honda XRE 190 2025?

A Honda XRE 190 ganhou conjunto de tanque de metal coberto por capa plástica, similar ao da XRE 300 Sahara. Com isso, o desenho da peça pôde ser redesenhado livremente. Importante destacar que essa combinação também ajuda na manutenção: para acessar o tanque, basta tirar a capa plástica.

A XRE 190 foi lançada em 2016 e, desde então, já somou mais de 180 mil unidades vendidas
Crédito: Divulgação
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Além disso, em caso de pequenos acidentes, o reservatório de combustível estará protegido e eventuais consertos ficarão restritos à substituição ou reparo das peças plásticas. Laterais, rabeta e banco também são novos, assim como o farol e a lanterna - que, além do novo design, agora são de LED.

Na traseira sobressaem as novas alças que se "fecham" em um arco na base para bauleto
Crédito: Divulgação
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O visual repaginado também chegou à nova ponteira de escapamento e às novas alças

laterais, que agora que se unem na traseira, formando uma superfície plana onde é possível instalar um bauleto. Quer mais? as pedaleiras do garupa também mudaram, e agora são de alumínio.

A XRE 190 ganhou novo painel, que é do tipo Blackout e tem mais informações que o anterior
Crédito: Divulgação
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O painel de instrumentos também é novo, mais completo e do tipo Blackout. Agora, tem indicador de marcha engatada. Outras funções presentes são hodômetros total e dois parciais e o computador de bordo, que indica nível do combustível, consumo médio e autonomia restante. Por fim, a XRE 190 também ganhou tomadinha USB-C, que permite a recarga de celulares e gadgets, posicionada perto do painel.

Agora a Honda XRE 190 tem tomadinha USB-C para carregar celulares. Fica perto do painel
Crédito: Divulgação
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Qual é o motor da Honda XRE 190?

O motor é o conhecido monocilíndrico injetado e flex derivado do que equipa a CG 160 e a NXR 160 Bros 160, porém com capacidade cúbica aumentada. Tem comando simples, refrigeração a ar e com seus 184,4 cm³ entrega 16 cv com etanol e 15,9 cv com gasolina, sempre a 8.000 rpm. O torque é de 1,66 kgf.m com etanol e 1,65 kgf.m com gasolina, a sempre a 6.000 rpm.

O motor da XRE 190 não mudou: continua o mono injetado e flex que entrega até 16 cv de potência
Crédito: Divulgação
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Vale dizer que esse motor já é adequado à próxima fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares - O Promot 5, que entrará em vigor no início de 2025. Ou seja, ficará em linha por um bom tempo, ainda. Para completar, a transmissão tem cinco marchas, com secundária por corrente.

Mas há uma novidade "mecânica": na suspensão dianteira, os tubos tiveram o diâmetro aumentado de 31 mm para 33 mm. Isso dá à moto uma aparência mais robusta e, também, mais eficiência para enfrentar terrenos ruins e na segurança da frenagem. Essa alteração não mudou o curso da suspensão, de 18 cm, e nem a ciclística da moto - o banco, por exemplo, continua a 83,6 cm do solo.

Os tubos da suspensão dianteira tiveram o diâmetro aumentado de 31 mm para 33 mm
Crédito: Divulgação
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Já a suspensão traseira não foi mexida, e manteve o monochoque com 15 cm de curso. Os freios também continuam como antes: a disco nas duas rodas, com ABS na roda dianteira. De resto, é o bom conjunto que conhecemos: rodas raiadas com aros de aço, de 19 polegadas na dianteira e 17 polegadas na traseira, calçadas com pneus Pirelli MT60.

Quanto custa a Honda XRE 190 2025?

A Honda XRE 190 2025 será vendida em duas versões. A standard, nas cores vermelha perolizada e azul metálica fosca, por R$ 22.060, e Adventure, na cor cinza perolizada com grafismos diferentes, por R$ 22.496. Sai de cena a versão Special Edition (SE), que foi lançada em 2020.

A moto chegará às concessionárias em outubro e terá garantia de três sem limite de quilometragem, óleo Pro Honda grátis em sete revisões (fornecido a partir da 3ª revisão) e intervalos de manutenção a cada 6 mil quilômetros ou seis meses depois da primeira revisão - que, como de hábito, deve ser feita com mil quilômetros.

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