Finalmente a nova Honda XRE 300 Sahara foi apresentada oficialmente. Fomos a São Paulo para conhecer a novidade e encerrar um longa temporada de espera, mistério, negações (por parte da Honda) e especulações.
Já falamos anteriormente sobre algumas especificações da moto, então as principais novidades, agora, são a data de chegada às concessionárias e os preços.
Então vamos lá: a nova XRE 300 Sahara será vendida em três versões - Standard, Rally e Adventure -, começa a ser faturada em dezembro e as primeiras entregas estão previstas para janeiro. Os preços? Só serão revelados na próxima sexta-feira, dia 24.
As principais especificações da moto são aquelas que já havíamos antecipado aqui no WM1. Mas apuramos alguns outros detalhes. O chassi é praticamente o mesmo da CRF 250 - uma trilheira raiz - e teve apenas algumas alterações no sub-quadro.
Isso porque, lá atrás, a Sahara teve outras carenagens, banco mais largo, bagageiro e pé-de-pato com suporte de placa. Além disso, a balança também é herdada da CRF 250. Só sofreu modificações para se adequar à nova coroa da relação.
Outras boas novidades são os sete ajustes de pré-carga na suspensão traseira monochoque (antes não havia regulagens), a embreagem agora assistida e deslizante, e o sistema ESS de frenagem de emergência - nas freadas bruscas, o pisca alerta é ligado automaticamente.
Já o motor é o mesmo da CB 300F Twister (que foi lançada no início deste ano), conforme antecipamos. É monocilíndrico, refrigerado a ar, tem comando de válvulas simples e 293,5 cm³. Entrega um pouco mais de potência e torque devido ao escape e à caixa de ar e filtro de ar diferentes.
Na nova Sahara, são 25,2 cv a 7.500 rpm e 2,7 kgf.m a 5.750 rpm - na naked, entrega 24,5 cv a 7.500 rpm com gasolina e 2,6 kgf.m 5.500 rpm (potências com etanol, torques com gasolina ou etanol). O câmbio permanece como antes: seis marchas, com secundária por corrente.
Para comparação, a XRE 300 "atual" tem motor também monocilíndrico, mas com duplo comando de válvulas e refrigeração a ar. Com 291,6 cm³, rende 25,6 cv a 7.500 rpm e torque de 2,8 kgf.m a 6.000 rpm (as duas medidas com etanol). O câmbio, porém, tem apenas cinco marchas, enquanto a secundária também é por corrente.
O nome mudou de XRE 300 para XRE300 Sahara e o visual também está diferente - embora menos do que esperávamos em um modelo "completamente novo". Em uma primeira olhada rápida, vemos apenas uma "XRE sem bico dianteiro".
Mas há detalhes além disso. A nova Sahara tem iluminação full-LED com farol em forma de triângulo invertido com moldura e abas laterais inspiradas nas da CRF 1100L Africa Twin. Também sobressaem as folhas das rodas e os tubos inferiores das bengalas dianteiras pintados na cor preta. A proteção do escape, também na cor preta, é nova - e bem bonita!
A versão mais completa, a Adventure, também tem para-brisa alto, protetor de carenagens envolvente e protetor de cárter - acessórios que poderão ser comprados separadamente para instalação nas outras versões.
Segundo a Honda, o banco ficou maior, mais largo na parte do garupa e também mais macio. Além disso, as rodas, os freios e a suspensão dianteira têm as mesmas medidas de antes, mas são novas por terem passado por recalibragens e/ou virem de novos fornecedores.
Os freios, aliás, são disco nas duas rodas com ABS em todas as versões. Da mesma forma, as três compartilham o bonito painel de instrumentos com fundo blackout, que é bem completinho de informações e fácil de visualizar.
Cada versão da nova Honda XRE 300 Sahara será vendida em uma única opção de cor. A Adventure na cor dourada, a Rally na cor vermelha e a Standard na cor cinza.
A nova XRE 300 Sahara é uma evolução da XRE 300, que foi lançada em 2010. Antes da XRE, a Honda esteve presente no segmento de modelos trail de cilindrada baixa/média com outros modelos - XL 250R, XLX 350R, NX 350 Sahara e até XR 250 Tornado. Ao longo dos anos a XRE 300 ganhou novas versões - Rally, em 2014, e Adventure, em 2017, mas eram basicamente a mesma moto com grafismos diferentes. A escolha do sobrenome pretende evocar a NX 350 Sahara, modelo que foi vendido entre 1990 e 1999 e que fez grande sucesso.