Já falamos anteriormente sobre algumas especificações da moto, então as principais novidades, agora, são a data de chegada às concessionárias e os preços.
Honda XRE 300 Sahara
Então vamos lá: a nova XRE 300 Sahara será vendida em três versões - Standard, Rally e Adventure -, começa a ser faturada em dezembro e as primeiras entregas estão previstas para janeiro. Os preços? Só serão revelados na próxima sexta-feira, dia 24.Motor é o mesmo da CB 300F Twister
As principais especificações da moto são aquelas que já havíamos antecipado aqui no WM1. Mas apuramos alguns outros detalhes. O chassi é praticamente o mesmo da CRF 250 - uma trilheira raiz - e teve apenas algumas alterações no sub-quadro.Isso porque, lá atrás, a Sahara teve outras carenagens, banco mais largo, bagageiro e pé-de-pato com suporte de placa. Além disso, a balança também é herdada da CRF 250. Só sofreu modificações para se adequar à nova coroa da relação.
Outras boas novidades são os sete ajustes de pré-carga na suspensão traseira monochoque (antes não havia regulagens), a embreagem agora assistida e deslizante, e o sistema ESS de frenagem de emergência - nas freadas bruscas, o pisca alerta é ligado automaticamente.
Já o motor é o mesmo da CB 300F Twister (que foi lançada no início deste ano), conforme antecipamos. É monocilíndrico, refrigerado a ar, tem comando de válvulas simples e 293,5 cm³. Entrega um pouco mais de potência e torque devido ao escape e à caixa de ar e filtro de ar diferentes.
Na nova Sahara, são 25,2 cv a 7.500 rpm e 2,7 kgf.m a 5.750 rpm - na naked, entrega 24,5 cv a 7.500 rpm com gasolina e 2,6 kgf.m 5.500 rpm (potências com etanol, torques com gasolina ou etanol). O câmbio permanece como antes: seis marchas, com secundária por corrente.
Para comparação, a XRE 300 "atual" tem motor também monocilíndrico, mas com duplo comando de válvulas e refrigeração a ar. Com 291,6 cm³, rende 25,6 cv a 7.500 rpm e torque de 2,8 kgf.m a 6.000 rpm (as duas medidas com etanol). O câmbio, porém, tem apenas cinco marchas, enquanto a secundária também é por corrente.
Design e mudanças
O nome mudou de XRE 300 para XRE300 Sahara e o visual também está diferente - embora menos do que esperávamos em um modelo "completamente novo". Em uma primeira olhada rápida, vemos apenas uma "XRE sem bico dianteiro".Mas há detalhes além disso. A nova Sahara tem iluminação full-LED com farol em forma de triângulo invertido com moldura e abas laterais inspiradas nas da CRF 1100L Africa Twin. Também sobressaem as folhas das rodas e os tubos inferiores das bengalas dianteiras pintados na cor preta. A proteção do escape, também na cor preta, é nova - e bem bonita!
A versão mais completa, a Adventure, também tem para-brisa alto, protetor de carenagens envolvente e protetor de cárter - acessórios que poderão ser comprados separadamente para instalação nas outras versões.
Segundo a Honda, o banco ficou maior, mais largo na parte do garupa e também mais macio. Além disso, as rodas, os freios e a suspensão dianteira têm as mesmas medidas de antes, mas são novas por terem passado por recalibragens e/ou virem de novos fornecedores.
Os freios, aliás, são disco nas duas rodas com ABS em todas as versões. Da mesma forma, as três compartilham o bonito painel de instrumentos com fundo blackout, que é bem completinho de informações e fácil de visualizar.
As principais especificações da nova Honda XRE 300 Sahara são as seguintes:
- Motor OHC monocilínrico, refrigerado a ar, injetado com radiador de óleo, 293,5 cm³, potência de 24,8 cv (gasolina) ou 25,2 cv (etanol) a 7.500 rpm, e torque de 2,7 kgf.m a 5.750 rpm com os dois combustíveis
- Chassi com berço duplo em cima e embaixo
- Transmissão com seis marchas e secundária por corrente
- Embreagem assistida e deslizante
- Sistema ESS de frenagem de emergência
- Iluminação full-LED
- Bateria de 12 Volts e cinco Ampéres
- Suspensão dianteira tradicional com bengalas telescópicas
- Suspensão traseira monchoque Pro-link com sete ajustes na pré-carga
- Freios a disco com ABS nas duas rodas
- Pneus nas medidas 90/90 R21 na frente e 1120/80 R18 atrás
- tanque para 13,8 litros, sendo 2,6 litros de reserva (a mesma de antes)
- 2,19 m de comprimento, 82,8 cm de largura, 1,27 m de altura, 1,42 m de entre-eixos, banco a 85,9 cm do solo e vão livre de 26,9 cm na Standard e na Rally e de 26,5 cm na Adventure (antes, 2,19m x 83,8 cm x 1,21 m x 1,41 m x 86 cm x 25,9 cm)
- Peso seco de 147 quilos na Standard e na Rally e de 149 quilos na Adventure (antes, 148 quilos)
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