O canal de notícias da Webmotors

É hora das motos elétricas de alto desempenho

Conheça a Damon Colossus e Ultraviolette F77, duas lindas streetfighters alimentadas por bateria que já são realidade

por Roberto Dutra

Que as motos elétricas já são uma realidade há tempos, todos já sabemos. Mas agora chegou a hora delas transcenderem o mero uso urbano, e já começam a pipocar modelos com design inspiradíssimo e proposta de uso mais radical.
Ainda não são como as motos usadas nas competições da categoria MotoE - autênticas superbikes elétricas -, mas são realmente impressionantes e, quando chegarem às ruas, não ficarão atrás dos modelos com motor a combustão.
Confira as ofertas de motos novas e usadas na Webmotors!
E isso não vai demorar muito. A marca canadense Damon, por exemplo, aproveitou a feira de inovações tecnológicas CES Las Vegas para mostrar ao mundo a HyperFighter, uma naked com design que não faria feio diante, por exemplo, das sempre sedutoras motos italianas.

A marca já tem experiência no ramo: desde 2020 vende por lá e nos Estados Unidos a HyperSport, uma elétrica carenada com nada menos que 200 cv de potência e torque equivalente a quase 20 kgf.m!

A HyperFighter, por sua vez, é praticamente uma evolução da Hypersport. Será feita em três versões e a que foi exibida tem o sugestivo sobrenome de Colossus. Além dela, virão as Unlimited 15 e 20, que terão o mesmo conjunto propulsor - este, aliás, foi considerado uma das mais importantes inovações na CES Las Vegas.

Com o conjunto motriz, batizado de Hyperdrive, a moto acelera de 0 a 97 km/h em menos de 3 segundos. É coisa digna das motos a combustão mais rápidas do mundo, como a Suzuki GSX-R 1.300 Hayabusa ou a Kawasaki Ninja H2!. A velocidade máxima é de colossais (com trocadilho, por favor) 274 km/h.

Seria de se esperar que, com tal desempenho, a autonomia da moto fosse curta. Mas a Damon promete, com sua bateria de 20 kWh, uma rodagem de 235 quilômetros com uma carga plena. A futura versão Unlimited 15 tem bateria menos potente, que nesse caso será de 150 cv - a máxima será de 241 km/h e a autonomia, de 193 quilômetros.

Concorrente chega em março ao mercado indiano

Do outro lado do mundo, a Ultraviolette F77 chegará ao mercado indiano no próximo mês de março. Será produzida pela empresa Ultraviolette Automotive, que tem parceria com a gigante indiana TVS. A marca já aceita pré-encomendas e a moto será vendida em três versões - Airstrike, ShadowLaser.

Segundo a fabricante, a F77 vai pesar 158 quilos. Sua proposta e uso é menos radical e, por isso, tem potência de 33,5 cv e torque de cerca de 8 kgf.m. Curiosamente o modelo tem uma marcha reduzida e "relação" por corrente, algo incomum em motos elétricas. O 0-100km/h é feito em 7,5 segundos e a velocidade máxima é de 147 km/h, com autonomia entre 130 e 150 quilômetros proporcionada pelo pack com três baterias que somam 4,2 kWh e precisam de cinco horas para uma recarga plena (uma carga rápida é feita em uma hora e meia).

O quadro da F77 é de aço treliçado e a moto tem quitutes como suspensões dianteiras invertidas, monochoque traseiro ajustável na pré-carga e freios a disco com ABS que regenera energia. Três modos de pilotagem, iluminação full-LED e painel de TFT também fazem parte do interessante conjunto.

Confira abaixo o vídeo-teaser da Ultraviolette F77:

Comentários

Carregar mais