Recentemente a Kawasaki vem colocando as coisas nos devidos lugares para 2023, recontratando Jonathan Rea para sua equipe de fábrica do Campeonato Mundial de Superbike e introduzindo novas cores para vários de seus modelos de rua, como é o caso da nova Kawasaski Ninja ZX-10R.
Este ano no Mundial de Superbike - e provavelmente no ano passado também -, a geração atual da ZX-10R começou a mostrar sua idade. Além disso, chegou a existir o assunto sobre a necessidade de a fábrica de Akashi introduzir um novo modelo de homologação.
Porém, isso não parece ser o caso, o que é pode significar uma decepção para aqueles que trabalham dentro da Kawasaki Racing Team WorldSBK (KRT), administrada pela Provec.
Em vez disso, a Kawasaki Ninja ZX-10R 2023 será uma continuação da geração atual, com apenas um pequeno ajuste gráfico na pintura, inspirado nas cores da motocicleta de competição da KRT. Isso vem da Kawasaki Indonésia, que já mostrou a principal moto esportiva da marca para 2023 em seu site.
No novo modelo haverá mais verde, o que deve agradar aos fãs da Kawasaki. Parecia por um tempo que a cor característica da Kawasaki estava ficando mais preta do que verde, mas nos últimos anos - pelo menos com a moto esportiva -, o verde está voltando a ter maior destaque.
Embora atualmente esteja disponível apenas na Indonésia, podemos esperar que a Ninja ZX-10R 2023 seja vendida em toda a rede global da Kawasaki em breve.
O modelo 2022 da Kawasaki Ninja ZX-10R vendido no Brasil vem equipado com motor de quatro cilindros em linha com 998 cm³ que rende 203 cv de potência.
Esse propulsor, porém, consegue alcançar 213 cv a 13.200 rpm quando o RAM Air está ativado - momento em que o ar que vem pela tomada frontal e entra no duto de admissão na caixa de ar ganha mais pressão devido à velocidade, o que fortalece a mistura ar-combustível. Já o torque máximo é de 11,7 kgf.m a 11.400 rpm.