A Kawasaki Ninja ZX-6R 2024 foi finalmente lançada, mas por enquanto apenas nos Estados Unidos e Europa. Existe a esperança de que a moto esportiva apareça no Festival Interlagos, que acontece na semana que vem em São Paulo, mas a marca não confirmou essa informação quando procurada pela reportagem do WM1. No Brasil, o modelo 2023 é vendido por R$ 75.190.
O motor da Kawasaki Ninja ZX-6R 2024 mantém a capacidade de 636 cm³, mas ajustes mecânicos incluem novos perfis do comando de válvulas, entrada de ar redesenhada, novos dutos de escapamento, e coletor de escapamento e catalisador reformulados.
Com essas mudanças, e alguns ajustes eletrônicos, a potência máxima - que continuou nos mesmos 130 cv de antes - agora chega mais cedo, em 13.000 rpm. Antes vinha em 13.500 rpm. Já o torque máximo, que continua em 7 kgf.m, agora vem nas 11.800 rpm. Antes, chegava em 11.000 rpm.
Visualmente, o tanque e o banco continuam os mesmos de antes. Mas bico dianteiro e as carenagens laterais mudaram. A moto também exibe novos faróis de LED, entrada de ar remodelada e spoiler mais pronunciado.
Apesar de não serem comparáveis às asinhas laterais vistas na maioria das superbikes de 1.000 cm³, a ZX-6R ganhou seções abaixo das luzes laterais que a Kawasaki chama de “winglets”, e cuja função é justamente produzir mais downforce canalizando o ar através de túneis nas laterais da carenagem.
À frente do piloto, a Ninja ZX-6R 2024 passa a ter um painel com tela TFT colorida de 4,3 polegadas no lugar dos antigos instrumentos analógicos. Ali é possível selecionar entre quatro modos de pilotagem - sport, rain, road e rider (customizável) - e conectar com smartphones por meio do aplicativo Rideology da Kawasaki.
Quadro e suspensões permaneceram inalterados, com chassi de alumínio, suspa dianteira com garfos Showa SFF-BP de 41 mm e traseira monochoque Uni-Trak. Ambos são totalmente ajustáveis na pré-carga, compressão e retorno.
Já os freios com discos tipo margarida de 310 mm deram lugar a novas peças redondas convencionais, agarrados por pinças radiais Nissin de quatro pistões na frente. As rodas permanecem inalteradas, mas na linha 2024 passaram a usar pneus Pirelli Diablo Rosso IV 120/70 R17 na frente e 180/55 R17 atrás.
Nos Estados Unidos, a moto custa US$ 11.299 (cerca de R$ 54 mil na conversão direta) na versão sem ABS, e US$ 1 mil a mais com o dispositivo antitravamento - independentemente da escolha do esquema de pintura, que pode ser totalmente preta, branca e cinza com rodas vermelhas ou a KRT Edition.