Kawasaki testa moto com alimentação híbrida

Esportiva H2 é a cobaia no desenvolvimento de sistema que alterna motores a gasolina e elétrico continuamente

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Roberto Dutra
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A Kawasaki está em fase de desenvolvimento daquele que poderá ser o primeiro sistema de alimentação híbrida para motocicletas no mundo. No caso, uma combinação de um motor a combustão e um elétrico. O funcionamento é bem similar ao de vários automóveis: cada motor entra em ação no momento mais adequado.

Thumbnail 2. Kawasaki H2 Hybrid
O diagrama mostra os componentes dos dois sistemas de propulsão
Crédito: Divulgação
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A "escolha" é feita por sensores, que "entendem" as condições de uso. Na estrada, por exemplo, onde é preciso mais potência, o motor a combustão funcionaria a maior parte do tempo. Já em ambiente urbano, o motor elétrico é que dominaria as ações. Em situações específicas, os sistemas atuariam alternadamente.

Esse sistema híbrido seria capaz de proporcionar mais autonomia à moto, além de entregar melhor eficiência energética, com menos consumo de combustível fóssil e, por consequência, menos emissões de poluentes. Alimentado por gasolina, o motor a combustão também é responsável por carregar a bateria do motor elétrico - funciona, assim, como um gerador.

Nesta imagem, as peças 32a e 15 seriam os compartimentos para a bateria do motor elétrico
Crédito: Divulgação
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Uma combinação de motores a combustão e elétrico ainda teria outra virtude: proporcionar, ao mesmo tempo, toda a potência do primeiro com a força absolutamente imediata do segundo. Afinal, em motores elétricos todo o torque gerado já está disponível a 1 rpm. Não por acaso a moto escolhida para servir de cobaia no desenvolvimento do sistema foi a esportiva H2.

O mapa acima mostra o uso ideal alternado do sistema híbrido: gasolina na estrada e eletricidade na cidade
Crédito: Divulgação
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No sistema em desenvolvimento também é possível configurar quatro modos de uso - para acionar os dois motores com o máximo desempenho; com o motor a gasolina apenas como gerador; em modo econômico para ganhar autonomia; e somente o motor elétrico.

Curiosamente, a moto usada nos testes tem câmbio manual de seis marchas que atua não somente com o motor a combustão, mas também com o motor elétrico. Isso é incomum, já que veículos elétricos costumam ter câmbio automático. Será esse o próximo passo em desenvolvimento tecnológico de motocicletas?

Confira abaixo o vídeo da Kawasaki:

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