A Kawasaki Versys 650 acaba de ganhar sua linha 2022 - mas, por enquanto, só nos Estados Unidos e na Europa. E traz aprimoramentos bem relevantes, feitos no design , na iluminação e no painel. Agora a Versys 650 exibe uma frente claramente inspirada na da irmã maior, a Versys 1.000. Ainda exibe conjunto ótico com dois faróis separados, mas agora são com LEDs (piscas e lanterna também) e ganhou aquele visual mais "pontudo" e agressivo da grandona.
Abaixo dos faróis, surge um "bico" duplo, que já vimos bastante em muitas big trail. As carenagens laterais também mudaram e agora exibem uma peça única que se estende até as laterais do radiador. Por conta da nova carenagem frontal, o para-brisa ficou um pouco mais inclinado para trás e ainda tem quatro ajustes de altura.
As cores e os grafismos também mudaram, e as rodas ganharam filetes na cor predominante. O painel de instrumentos, por sua vez, abandona de vez o relógio analógico com display de LCD e passa a ser uma tela de TFT moderna e completinha em informações, da mesma forma que vários outros modelos da Kawasaki.
De resto, tudo igual. O tanque para 21 litros é o mesmo, assim como o confortável banco separado em duas seções e com duas alturas, e a rabeta harmoniosa e com largas alças para garupa. As rodas, o escape, os espelhos e toda a mecânica também continuam como antes.
O motor é o robusto e confiável bicilíndrico de 649 cm³ refrigerado a água e injetado, que entrega 69 cv de potência a 8.500 rpm e torque de 6,5 kgf.m a 7.000 rpm. É o mesmo da custom Vulcan 650 S e da esportiva Ninja 650. A suspensão dianteira tem garfos telescópicos tradicionais e a traseira é monochoque com instalação lateral e inclinada. Os freios têm dois discos na frente e um atrás, todos ventilados e com ABS.
Com câmbio de seis marchas e 216 quilos em ordem de marcha, a Versys 650 é uma trail média mais voltada para o asfalto e tem público cativo no mercado brasileiro - é o tipo de moto que resolve tudo, do uso diário às viagens de fim de semana. Por isso certamente continuará em linha aqui e essa versão aprimorada deve chegar no ano que vem.
O preço atual é de R$ 47.490 na versão standard e R$ 53.490 na versão Tourer, que tem malas laterais com capacidade para 28 litros cada, para-brisa fumê, protetores de mãos, faróis auxiliares, protetor de tanque, tomada 12V e indicador de marcha. Não são valores tão baixos, mas dão ao modelo uma relação custo/benefício interessante.