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KTM apresenta a 1.290 Super Adventure S 2021

Com aprimoramentos, a moto começa a ser vendida na Europa em março. O principal é um "radar", como na Ducati Multistrada

por Roberto Dutra

A marca austríaca KTM é conhecida, principalmente, pelo alto desempenho de suas nakeds e pela fama de suas big trails de serem capazes de superar qualquer pirambeira. Nesta segunda seara, a marca acaba de mostra ao mundo a nova geração da 1.290 Super Adventure S - um verdadeiro trator sobre duas rodas!
A marca diz que o modelo é a mais avançada motocicleta que já produziu em termos de performance e tecnologia. Boa parte desse argumento vem de um novo recurso instalado na moto: uma espécie de "radar".
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Na verdade, trata-se de um sistema de controle de velocidade de cruzeiro adaptativo. Foi desenvolvido com a Bosch alemã, e mantém automaticamente a distância da moto em relação ao veículo que vai à frente. É uma espécie de cruise control com uma função a mais: frear a moto quando se aproxima de algum obstáculo. O sistema tem cinco estágios (distâncias), que são selecionados pelo piloto.

Assim, a nova 1.290 Super Adventure S passa a ser a segunda moto a ter essa espécie de "radar". A pioneira no uso do equipamento foi a nova Ducati Multistrada 1.260, lançada alguns meses atrás. E, segundo rumores, vem mais por aí: a Honda estaria na fase de desenvolvimento de um sistema parecido para a touring GL 1.800 Gold Wing.
Além do "radar", a moto tem outras novidades. O banco ficou mais baixo, os manetes ganharam ajuste de abertura e o para-brisa passou a ter regulagem de altura com amplitude de 5 cm. Já o tanque para 23 litros foi redesenhado para melhorar o encaixe das pernas e a pilotagem em pé, no off-road. É completamente diferente do habitual: na prática, são dois tanques que "descem" pelas laterais da moto, unidos apenas por uma pequena parte superior onde fica o bocal.
Por baixo, o chassi também mudou. Ficou mais curto, ganhou um subquadro traseiro e também uma balança mais comprida. Além disso, a moto ganhou mais recursos eletrônicos, permitidos e garantidos pelo novo painel - que, na onda mundial, passa a ser uma tela de TFT de 7 polegadas com conectividades.

Já o motor não mudou. Continua o dois cilindros em V com 1.301 cm³ de capacidade, refrigerado a água e óleo - mas agora com dois radiadores - e com 160 cv de potência máxima e 14 kgf.m de torque. O câmbio tem seis marchas e a secundária é por corrente, a habitual opção para este tipo de moto.
Na parte eletrônica, a moto ainda tem controle de tração, ABS atuante em curvas e com função off-road e até regulagens da interferência do freio motor - mas este recurso é opcional. Para completar, as suspensões semi-ativas são fornecidas pela grife americana WP Apex - com 20 cm de curso na frente e atrás - e, opcionalmente, há pacotes Pro e Rally.

Por fim, não podemos deixar de destacar o design sempre exótico da moto - uma tradição dos modelos da KTM. Estão lá o farol que parece coisa de filme de ficção científica, o aspecto imponente, o banco com duas alturas e a rabeta com linhas retas, que lhe confere robustez. Esta nova KTM começa a ser vendida na Europa em março de 2021. Embora a marca austríaca tenha representação no Brasil, por enquanto não há previsão de venda por aqui.
Veja abaixo um divertido vídeo-teaser da nova KTM:


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