*colaborou Alexandre Ciszewski
A KTM tem atuação bem discreta no Brasil e vende por aqui apenas alguns modelos em sua rede de concessionários bem enxuta. Mas as motos da marca são coisa de outro mundo: se até mesmo a pequena naked 390 Duke impressiona, o que dizer da RC 8C, a superbike feita para competições monomarca e tracks days da vida, que acaba de ser atualizada nos Estados Unidos?
O modelo existe há apenas um ano e já foi aprimorado. Nesta linha 2023, teve motor fuçado, suspensões modificadas, escape redimensionado e carenagem redesenhada, entre muitas outras melhorias. Vamos conhecê-la melhor?.
A injeção eletrônica do motor bicilíndrico LC8C de 889 cm³ foi remapeada. Além disso, o conjunto ganhou novas válvulas, bielas de titânio mais leves e passou a ter dois anéis em cada pistão. A taxa de compressão foi aumentada e a bomba de combustível agora tem mais pressão.
Lá atrás, o escape mudou: agora é de titânio, fornecido pela grife Akrapovic. Com tudo isso, agora a moto entrega 137 cv de potência a 11.000 rpm e 10 kgf.m de torque a 8.250 rpm. Antes, eram 128 cv - o torque não mudou.
Esses números podem parecer até pequenos diante dos apresentadps por superbike de outras marcas, mas vale lembrar que potência não é tudo. A R8C8 pesa apenas 142 quilos a seco. Com tanque cheio, óleo e afins, o peso em rodem de marcha bate nos 160 quios. Mesmo assim, sua relação peso/potência é de aproximadamente 1,16 quilo para cada cavalo.
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Também no conjunto mecânico, outras melhorias foram feitas. A pré-carga da embreagem, por exemplo, foi aumentada, enquanto um segundo radiador de óleo, da marca Pankl, foi aplicado para ajudar na estabilidade térmica.
Quer mais? As suspensões fornecidas pela renomada grife americana WP foram modificadas a passaram a ser do modelo Apex Pro. Já o quickshift - aquele dispositivo que permte trocas de marchas sem usar a embreagem e sem aliviar o acelerador - foi aprimorado e ficou mais sensível. Vale lembrar que, na RC 8C, as trocas de marchas são invertidas, como acontece nas motos de competição.
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A eletrônica embarcada também foi refinada e agora os controle de tração, os modos de pilotagem e até a interferência do freio-motor têm mais ajustes. E, mais do que isso, também é possível configurar o grau da "mordida" das pinças de freio Brembo Stylema e até do cilindro mestre de freio - modelo RCS19 Corsa Corta.
E não parou por aí: o painel de instrumentos também foi renovado e ficou mais completo: agora, registra os dados GPS e exibe os tempos das voltas. Os botões de controle no guidão são derivados dos usados na KTM RC16 da MotoGP.
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Em volta de tudo isso, a carenagem foi redesenhada para melhorar a aerodinâmica. Inclusive tem novas asinhas aerodinâmicas, que aumentam a chamada "downforce" - a pressão do ar de cima para baixo em altas velocidades, que mantém a moto mais grudada ao solo.
Mas a KTM R8 C8 é uma moto para poucos. a linha 2023 terá produção limitada a apenas 200 exemplares, e cada uma custará US$ 39.599 - o equivalente a R$ 210 mil na conversão direta. Isso quer dizer que, no Brasiul, chegaria perto do milhão. Mas não há previsão de venda no mercado brasileiro - pelo menos de forma oficial.
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