A Honda já começou a distribuir para suas concessionárias a linha 2022 da XRE 190. A trail, que ocupa posição intermediária entre a menor NXR 160 Bros e a maior XRE 300, chega em duas versões: ABS e ABS Adventure. Na ausência de mudanças mecânicas - que nem eram necessárias por se tratar de uma moto relativamente recente (2016), as novidades são apenas por conta as opções de cores e os grafismos redesenhados.
A XRE 190 ABS Adventure vem com uma nova cor cinza fosca com detalhes em vermelho e grafismos em preto - uma combinação que aposta na agressividade. Já na XRE 190 ABS as novas opções são o vermelho e o azul perolizado, com detalhes na cor preta.
O motor é o mesmo de antes: o monocilíndrico refrigerado a ar e flex, que deriva do que equipa as linhas CG e Bros, mas com capacidade cúbica aumentada para dar um pouco mais de disposição à moto. Com exatos 184,4 cm³ (basicamente houve aumento do diâmetro do pistão) e injeção eletrônica, rende 16,4 cv de potência com etanol e 16,3 cv com gasolina, sempre a 8.500 rpm. O torque máximo é de 1,6 kgf.m com etanol ou gasolina, sempre a 6.000 rpm. O câmbio tem cinco marchas.
A XRE 190 ainda tem chassi com berço semi-duplo, suspensões tradicionais mas de longo curso - 16 cm nos garfos dianteiros e 15 cm no monochoque traseiro -, banco a 83,6 cm do solo e rodas raiadas de aço com pneus de uso misto nas medidas 90/90 R19 na frente e 110/70 R17 atrás. Os freios são as disco, mas o ABS só pega na frente, para favorecer derrapagens e frenagens controladas no off-road. A performance no fora-de-estrada também é favorecida pelo vão livre de ótimos 24,1 cm e pelo peso de 127 quilos (a seco).
O visual da XRE 190 segue o mesmo estilo das outras trail da Honda: "bico" dianteiro, farol envolto por moldura plástica, abas laterais musculosas, banco quase reto e escape apontado para o alto. A moto ainda tem painel totalmente digital, largas alças para garupa integradas ao bagageiro sobre a rabeta (que pode receber um baú) e lanterna traseira com lente dupla.
A XRE 190 2022 tem três anos de garantia sem limite de quilometragem e óleo Pro Honda grátis em sete revisões (a partir da terceira). A versão ABS (vermelha ou azul perolizada) custa R$ 16.250 e a ABS Adventure (cinza fosca) parte de R$ 16.650.