A Yamaha YZF R15 acaba de ganhar linha 2025. A bem-sucedida esportivinha ganhou novas cores, grafismos e acabamentos, mas a mecânica não mudou - e, cá entre nós, nem precisava.
Na linha 2025, a moto ganhou a opção da nova pintura Titanium Grey (cinza fosco). Ela é combinada com detalhes na inédita cor prismática Greenish Blue Pearl, cuja tonalidade muda de acordo com a luz ambiente. As cores Racing Blue (azul metálico) e Midnight Black (preto metálico) continuam disponíveis, mas com novos grafismos.
O design não sofreu alterações. Continua lá o visual esportivo bonito e discretamente agressivo, sem excessos, que tem ajudado a manter a moto na posição de esportiva mais vendida do país.
O motor é o mesmo de antes: o monocilíndrico de 155 cm³, com refrigeração líquida e sistema de atuação de válvula variável (VVA). O VVA define o momento em que as válvulas abrem e fecham, o quanto abrem e o tempo em que permanecem abertas - tudo gerenciado eletronicamente.
Esse motor entrega 18,8 cv a 10.000 rpm e torque máximo de 1,5 kgf.m a 8.500 rpm, números já suficientes para divertir os aspirantes a pilotos de superbikes.
O câmbio tem seis marchas e a embreagem é assistida e deslizante - algo normalmente só presente em modelos de maior cilindrada -, que reduz o esforço no acionamento do manete e evita o travamento da roda traseira nas reduções severas.
Outras especificações importantes da R15 são a balança traseira em alumínio, as rodas e pneus nas medidas 100/80 R17 na frente e 140/70 R17 atrás, e os freios com ABS nas duas rodas - dianteiro com duplo pistão e disco de 282 mm, e traseiro com um pistão e 220 mm.
Já a suspensão dianteira tem robustos telescópicos com 41mm de diâmetro e 13 cm de curso na frente, enquanto a traseira tem um monochoque com 9,7 cm de curso.
A R15 também tem farol e lanterna de LED e painel 100% digital com iluminação de LED e fundo branco. No display são exibidos conta-giros, medidor de combustível, indicador de
marcha, alertas de temperatura do motor, de funcionamento do ABS e de advertência do motor, e indicador VVA, que mostra quando o sistema privilegia o funcionamento esportivo.
O painel também exibe relógio, velocidade média, consumo instantâneo e médio, hodômetros total e dois parciais, fuel trip - que indica a quilometragem percorrida na reserva e as habituais luzes-espia. Mas ali há outro recurso bacana: a shift-light, luzinha que acende para indicar o momento ideal para troca da marcha e pode ser ajustado pelo condutor para acender na rotação de sua preferência.
A Yamaha YZF R15 2025 tem preço público sugerido de R$ 21.790 (sem frete e seguro) e chegará às lojas no início de novembro. A garantia é de três anos e as revisões têm preços fixos.