Linha Honda Biz 2022 chega às lojas em outubro

Versões com motores de 110 cm³ e 125 cm³ têm novas cores e grafismos, mas não sofreram alterações na parte mecânica

  1. Home
  2. Motos
  3. Linha Honda Biz 2022 chega às lojas em outubro
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Honda Biz é um sucesso de vendas no Brasil desde que foi lançada, em 1998. Já somou mais de 4 milhões de unidades vendidas e segue firme como um dos modelos mais emplacados no país. A linha 2022 da motoneta chega às lojas agora em outubro com novas cores e grafismos, mas ainda sem sofrer alterações na parte mecânica.

Honda Biz 2022 (5)
A Biz 125 ganha, na linha 202, essa exótica combinação de cores branca e azul. Até o banco é azul...
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Na Biz 125 as novas opções são a bicolor branca e azul e a vermelha - mas as cores branca perolizada e marrom perolizada continuam em linha. Já na Biz 110i entram o vermelho e o prata metálico, mas será mantida a opção toda branca.

O painel de instrumentos da Biz 125 está à frente do usado na Biz 110i: aqui, é todo digital
Crédito: Divulgação
toggle button

As duas compartilham o mesmo chassi tubular de aço, as suspensões telescópica na dianteira e convencional bichoque traseira. Mas rodas e freios são diferentes. Na 125 as rodas são de liga leve (17 polegadas na frente e 14 polegadas atrás e os freios têm o sistema Combined Brake System (CBS) que atua no disco dianteiro e no tambor traseiro. Já a Biz 110i usa rodas raiadas e tem os dois freios a tambor, mas também com sistema CBS.

A Biz 110i é mais simples e tem motor menor, mas é igualmente eficiente na proposta de mobilidade urbana
Crédito: Divulgação
toggle button

O motor da Biz 125 é um monocilíndrico refrigerado a ar com 124,9 cm³, 9,2 cv de potência e 1,04 kgf.m de torque. Injetado, é flex e trabalha com gasolina e etanol em proporções variadas. Na Biz 110i, o motor também é injetado, monocilíndrico e arrefecido a ar, mas rende 8,33 cv de potência e 0,89 kgf.m de torque e só usa gasolina. Outra diferença está nos painéis de instrumentos, analógico na Biz 110i e digital com tela de LCD na Biz 125.

O painel de instrumentos da Biz 110i é analógico, com velocímetro, hodômetro e marcador de combustível
Crédito: Divulgação
toggle button

Em ambas o câmbio é semiautomático - o piloto troca as marchas, mas não há manete de embreagem. As duas também têm partida elétrica, compartimento porta-capacete sob o assento (com abertura na própria chave de contato). escudo frontal, que além de proteger as pernas abriga um prático gancho retrátil, útil para transporte de mochilas, bolsas e sacolas de compras.

Na Biz 125 o freio dianteiro é a disco. Não há ABS, mas a frenagem é auxiliada pelo sistema combinado CBS
Crédito: Divulgação
toggle button

As duas chegam às concessionárias Honda agora no início de outubro, com preços de R$ 9.260 (Biz 110i) e R$ 11.590 (Biz 125). Para ambas a garantia é de três anos sem limite de quilometragem, e inclui óleo Pro Honda grátis em sete revisões (o fornecimento gratuito do óleo é válido a partir da 3ª revisão).

Nas duas Biz o espaço sob o banco comporta bem um capacete fechado. Ambas também têm tomadinha 12V
Crédito: Divulgação
toggle button

Uma pitada da história da Honda Biz

Criada exclusivamente para o Brasil, a Biz nasceu de um projeto que teve como ponto de partida a C100 Dream. Essa antecessora nasceu lá fora bem antes, nos anos 50, e foi produzida no Brasil de 1992 até 1997. Aqui, foi a pioneira na categoria chamada Category Upper Basic (CUB), de motonetas com marchas e sem embreagem automática. Muita gente não sabe, mas a C 100 Dream é o veículo motorizado mais vendido de todos os tempos.

Com produção iniciada nos anos 50, a Honda C 100 Dream se tornou o veículo mais vendido na história
Crédito: Divulgação
toggle button

A Biz é uma espécie de evolução da Dream. Por isso, tem recursos inexistentes na antecessora, como o espaço sob o banco. Mas características como a robustez, o baixo consumo de combustível e a facilidade no uso vêm da Dream. A Honda Biz está em produção há 23 anos consecutivos e já somou mais de 4 milhões de unidades vendidas.

Comentários