Melhorias aceleram as vendas da Africa Twin 1100

Big trail da Honda teve o primeiro lote vendido rapidamente e o segundo já está na metade. Veja quem briga no segmento

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Roberto Dutra
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A CRF 1100L Africa Twin 2022 tem registrado excelente aceitação. Pelo menos é o que diz a Honda: segundo a marca, o primeiro lote - composto apenas pelas versões com câmbio tradicional e montadas em Manaus - se esgotou rapidamente e o segundo, que já inclui as versões equipadas com o câmbio automatizado de dupla embreagem DCT, teve 50% do volume reservado em apenas uma hora. As versões DCT são importadas e só começam a ser entregues em agosto.

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A Africa Twin em ação: embora seja alta e um pouco pesada, é uma moto muito ágil e fácil de pilotar
Crédito: Divulgação
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A Honda não revelou os números de emplacamentos. Só saberemos isso na próxima semana, quando sai o balanço mensal da Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos (Fenabrave). E a performance real do modelo no mercado só poderá ser avaliada mesmo em setembro, depois do primeiro mês "cheio" com todas as versões à venda.

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As rivais da Africa Twin

De toda forma, vale lembrar que o segmento de motocicletas big trail - ou maxitrail - é um dos mais disputados no mercado brasileiro. A líder absoluta é a BMW R 1.250 GS, mas também jogam nesse campo os modelos Triumph Tiger 1.200, Kawasaki Versys 1.000, Suzuki V-Strom 1.000 e Ducati Multistrada 1.260 S. A briga não é fácil...

Na linha 2022, a moto sofreu muitas mudanças. Ficou mais potente e ganhou a opção do câmbio automatizado DCT
Crédito: Divulgação
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A CRF 1100L foi lançada lá fora em 2019 e começou a ser vendida somente em 2020. Aqui no Brasil, seu lançamento (virtual) foi em maio último.

Com preços entre R$ 70.490 a R$ 96.626 (base Distrito Federal), a Africa Twin 2022 tem muitos aprimoramentos em comparação à antecessora, do design mais agressivo e bem-resolvido ao motor até 2,5 quilos mais leve e com maior capacidade cúbica, e também a inédita opção de câmbio DCT. A potência subiu de 88,9 cv para 99,3 cv a 7.500 rpm e o torque, de 9,5 kgf.m para 10,5 kgf.m a 6.000 rpm.

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