Curiosamente o mês de dezembro nem ajudou tanto nesse crescimento. As vendas no último mês do ano passado somaram 132.752 unidades, apenas 0,4% a mais que as 132.148 unidades de dezembro de 2022. Além disso o aumento em relação a novembro, quando foram emplacadas 130.475 motos, foi de módicos 1,7%.
A Honda foi a líder absoluta do mercado: fechou o ano de 2023 com participação de 72,4%. Em segundo lugar ficou a Yamaha, com 17,9%, seguida por Shineray, com 1,9%; Royal Enfield, com 0,7%; e Haojue, com 1%. Todas as outras marcas presentes no país somaram os 6% restantes.
Esses percentuais são bem diferentes dos vistos em dezembro: Honda com 78,5%; Yamaha com 11,8%; Shineray com 2,5%; BMW com 1%; Kawasaki com 0,6% e as outras com 5%.
Segundo dados da Fenabrave, as vendas de cada marca fecharam o ano com o seguintes volumes (em unidades):
- Honda - 1.146.190
- Yamaha - 284.217
- Shineray - 31.448
- Mottu - 26.447
- Haojue - 15.992
- BMW - 13.995
- Royal Enfield - 12.436
- Avelloz - 9.361
- Kawasaki - 8.297
- Triumph - 6.480
- Dafra - 6.113
- Bajaj - 3.958
- Suzuki - 2.004
- Harley-Davidson - 1.982
- Voltz - 1.734
- Ducati - 1.210
- GCX - 1.037
- Bull - 939
- Zontes - 731
- Origem - 549
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