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Mercado de motocicletas cresceu 16,1% em 2023

País absorveu nada menos que 1,5 milhão de veículos de duas rodas no período. Ranking de vendas tem algumas surpresas

por Roberto Dutra

O mercado brasileiro de motocicletas fechou o ano de 2023 com 1.581.527 motocicletas, motonetas e scooters emplacadas. Esse volume representou um aumento notável de 16,1% em relação às 1.362.183 unidades vendidas em 2022.
Curiosamente o mês de dezembro nem ajudou tanto nesse crescimento. As vendas no último mês do ano passado somaram 132.752 unidades, apenas 0,4% a mais que as 132.148 unidades de dezembro de 2022. Além disso o aumento em relação a novembro, quando foram emplacadas 130.475 motos, foi de módicos 1,7%.

A Honda foi a líder absoluta do mercado: fechou o ano de 2023 com participação de 72,4%. Em segundo lugar ficou a Yamaha, com 17,9%, seguida por Shineray, com 1,9%; Royal Enfield, com 0,7%; e Haojue, com 1%. Todas as outras marcas presentes no país somaram os 6% restantes.
Esses percentuais são bem diferentes dos vistos em dezembro: Honda com 78,5%; Yamaha com 11,8%; Shineray com 2,5%; BMW com 1%; Kawasaki com 0,6% e as outras com 5%.
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Segundo dados da Fenabrave, as vendas de cada marca fecharam o ano com o seguintes volumes (em unidades):

  1. Honda - 1.146.190
  2. Yamaha - 284.217
  3. Shineray - 31.448
  4. Mottu - 26.447
  5. Haojue - 15.992
  6. BMW - 13.995
  7. Royal Enfield - 12.436
  8. Avelloz - 9.361
  9. Kawasaki - 8.297
  10. Triumph - 6.480
  11. Dafra - 6.113
  12. Bajaj - 3.958
  13. Suzuki - 2.004
  14. Harley-Davidson - 1.982
  15. Voltz - 1.734
  16. Ducati - 1.210
  17. GCX - 1.037
  18. Bull - 939
  19. Zontes - 731
  20. Origem - 549

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