O Festival Interlagos se tornou o maior evento brasileiro voltado para o mundo das duas rodas. E, com isso, virou palco não só para o lançamento de novas motos, como também de produtos voltados para os veículos de duas rodas.
É o caso dos pneus: vários fabricantes participaram do evento este ano, na semana passada - de 6 a 9 de junho - e surgiram novidades interessantes. Uma delas é o novo pneu Metzeler Roadtec 02 - a Metzeler é uma marca do grupo Pirelli.
O grande barato desse novo pneu é unir características de performance sport-touring e supersport. Mas como assim? O Roadtec 02 introduz uma nova tecnologia, chamada de Adaptive Tread Design, que adapta a geometria dos sulcos de acordo com o estilo de pilotagem do motociclista. Assim, varia a superfície de contato com o asfalto e, consequentemente, o comportamento do pneu.
"O Roadtec 02 se adapta não somente ao estilo de pilotagem, mas também às condições da pista. É um pneu versátil" - define Rutembergue Fonseca, diretor de marketing de pneus de moto da Metzeler na América Latina.
Quando o motociclista tem um estilo de pilotagem mais suave, ou em condições molhadas, os longos sulcos da banda de rodagem favorecem o escoamento da água e a correta mobilidade do composto da banda de rodagem, ajudando a oferecer aquecimento rápido, conforto e aderência. Ou seja, as qualidades e o comportamento típicos de um pneu sport-touring.
Já quando se pilota com um estilo mais esportivo – e em condições secas –, maiores transferências de carga e impulsos laterais fazem com que parte dos sulcos se fechem, aumentando assim a compactação e a estabilidade da banda de rodagem. Isso permite aproveitar ao máximo as qualidades de aderência do composto, melhorando a precisão na pilotagem e modificando seu comportamento, para se aproximar de um pneu supersport.
Os pneus dianteiros e traseiros foram concebidos com o mesmo padrão de banda de rodagem para garantir o mesmo comportamento adaptativo em ambos os eixos. Em comparação com o antecessor Roadtec 01 SE, o Roadtec 02 aumenta a relação cheio/vazio, ampliando a área de contato e tornando-a mais uniforme à medida que o ângulo de inclinação varia, de modo a garantir uma condução mais suave e mais precisa.
Além disso, uma menor presença de ranhuras leva a menos interrupções na banda de rodagem, o que beneficia o conforto acústico ao emitir menos ruídos.
Os pneus traseiros são de composto duplo para combinar estabilidade em altas velocidades com aderência na inclinação também em superfícies molhadas. E tanto o dianteiro quanto o traseiro têm compostos 100% à base de sílica, que otimiza a aderência química em estradas molhadas.
A bordo de uma Kawasaki Z 900 RS, experimentamos um par de pneus Roadtec 02 no autódromo de Interlagos. Foram apenas três voltas na pista, em um dia de temperatura amena e asfalto seco.
Mas já nessa curta experimentação pudemos ver a grande virtude do Roadtec 02: o pneu realmente gruda que nem chiclete. Tudo bem que o asfalto do autódromo é um tanto mais rugoso que os das ruas e estradas, mas a diferença para os pneus comuns é muito perceptível. De fato a tecnologia faz diferença quando falamos de pneus de motos - e modelos bicompostos, como o Roadtec 02 traseiro, são de fato especialmente aderentes.