Moto best-seller da Yamaha ganha linha 2025

Vice-líder entre as esportivas no país, a YZF-R3 ganhou novo visual, mais recursos e passou a ser "connected"

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Roberto Dutra
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A Yamaha YZF-R3 tem uma trajetória de sucesso desde quando foi lançada no mercado brasileiro, em 2016. Quase sempre liderou o segmento das motos esportivas, e só passou a ser uma espécie de vice-líder permanente quando a própria Yamaha lançou a irmã menor YZF-R1, que é mais barata e tem um conjunto também bem interessante.

Mas a R3 continua a ser uma ótima opção para quem quer ter uma esportiva bacana sem gastar uma fortuna. E agora a moto chega à linha 2025 com novidades interessantes - ganhou atualização no design, mais recursos e passou a ser "connected", assim como vários outros modelos da Yamaha. Então vamos por partes...

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Yamaha Yzf R3 2025 (9)
Com desempenho divertido, a YZF-R3 é uma boa opção de esportiva que não custa uma fortuna
Crédito: Divulgação
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O visual mudou principalmente na frente, onde o conjunto composto por farol com projetor de LED, quatro luzes de rodagem diurna (DRLs) e carenagem agora é inspirado na superbike YZR-M1. A carenagem, especificamente, ficou mais estreita e leve, e agora tem, abaixo da entrada de ar, novos defletores.

Aliás, o banco ficou 6 mm mais estreito e as tampas laterais, 1,3 cm mais estreitas. Isso dá à moto um perfil mais estreito e com menos carenagem obstruindo as pernas, facilitando a condução por pilotos de baixa estatura. Mas a altura do assento continua em 78 cm. Lá atrás, lanterna e piscas também são novos - e, como na frente, tudo de LED.

A R3 passa a ter um farol único, com projetor de LED, e quatro luzes de rodagem diurnas (DRLs)
Crédito: Divulgação
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Painel de instrumentos agora é conectável

O painel de instrumentos também mudou. A tela é de LCD com estilo blackout (fundo escurecido) e passa a ser conectável ao smartphone do piloto via Bluetooth e aplicativo Y-connect - daí o sobrenome "connected".

As carenagens laterais também têm novo desenho e ficaram mais estreitas
Crédito: Divulgação
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Quando o aplicativo está em uso, o painel exibe indicador de status da bateria do smartphone conectado, conectividade do aplicativo e mensagens e chamadas recebidas e perdidas. Na mão inversa, é possível ver, no smartphone, o status da bateria e do óleo do motor, conferir onde foi o último lugar que estacionou e acompanhar registros diário e mensal de consumo dos seus trajetos.

Com o Y-Connect também é possível comparar sua eficiência de pilotagem com outros usuários a partir de um ranking, receber alertas de manutenção e de possíveis falhas da moto (que também podem ser enviados para um e-mail da sua preferência) e também ver informações adicionais, como a abertura do acelerador e rotações por minuto do motor.

O painel da R3 tem tela de LCD blackout e passa a ser conectável com o smartphone
Crédito: Divulgação
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Fora isso o painel exibe velocímetro, conta-giros, indicador de marcha, nível de combustível, temperatura e relógio, uma nova luz indicadora de mudança de marcha e as luzes-espia habituais - incluindo alertas de pressão do óleo, do motor e do ABS. Para completar, a R3 tmabém ganhou uma tomadinha USB ali ao lado do painel.

O motor continua o mesmo, mas já atende ao Promot 5

O motor da R3 continua o mesmo, porém já adequado à norma de emissões Promot 5. O bicilíndrico de 321 cm³, oito válvulas e refrigeração líquida entrega 41,3 cv de potência a 10.750 rpm e torque de 3 kgf.m a 9.000 rpm.

Já a transmissão tem seis marchas e secundária por corrente. A embreagem, agora, passa a ser assistida e deslizante. Isso, de fato, contribui para mais conforto e segurança na pilotagem, já que o manete esquerdo exige 17% menos força em seu acionamento e a roda traseira não trava nas reduções severas.

O conjunto traseiro de lanterna, piscas e suporte de placa tabém foi atualizado
Crédito: Divulgação
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De resto, as mesmas especificações de antes. Suspensão dianteira invertida com tubos de 37 mm de diâmetro e 13 cm de curso, suspensão traseira monochoque com sete regulagens na pré-carga da mola, freios a disco com ABS nas duas rodas, e pneus nas medidas 110/70 R17 na frente e 140/70 R17 atrás, obviamente com rodas de liga leve. Por fim, a moto pesa 171 quilos em ordem de marcha e tem tanque para 14,2 litros.

Viúva Negra? A Yamaha YZF-R3 passa a ter, pela primeira vez, a opção de pintura toda preta
Crédito: Divulgação
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A nova Yamaha YZF-R3 Connected 2025 será vendida nas novas cores Tech White (branca perolizada) com detalhes na cor prismática Greenish Blue Pearl (muda de cor e reflete a luz de maneira especial) e X-Black (preta fosca), com rodas pretas. E também na tradicional cor Racing Blue (azul metálica) com rodas azuis.

A tradicional cor Racing Blue (azul metálica) das motos da Yamaha continua disponível na linha 2025
Crédito: Divulgação
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A produção já começou este mês e a moto chegará às concessionárias em março, com preço púbico sugerido de R$ 36.990 (mais e frete e seguro). A R3 tem revisões com preço fixo e garantia de quatro anos.

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