Um belo dia você acorda e decide que vai tirar a Carteira Nacional de Habilitação na Categoria A, para andar de moto. Depois de fazer as aulas na motoescola, é recomendado que o recém-habilitado faça cursos de pilotagem defensiva, por exemplo, para realmente aprender a andar de moto antes de sair enfrentando o trânsito logo de cara.
Mas também é importante que o novato sobre duas rodas conheça alguns equipamentos, recursos e dispositivos que estão presentes em boa parte das motos atuais. Esses itens ajudam muito a tornar a pilotagem mais segura.
Pensando nisso, separamos aqui cinco tecnologias importantíssimas para quem está começando a andar de moto. São itens que, na verdade, ajudam não só quem está começando, mas também motociclistas que já têm bons quilômetros rodados. Confira a seguir!
O que é freio com CBS?
A sigla CBS vem da expressão em inglês "Combined Braking System", que na tradução livre significa "Sistema Combinado de Frenagem". O CBS combina a atuação dos freios dianteiro e traseiro da moto ou do scooter.
Os freios combinados são uma boa ajuda para iniciantes, que muitas vezes ainda não estão habituados a usar os dois freios da moto - no manete, com a mão direita, e no pedal, com o pé direito. É comum também que a pessoa que já dirige automóveis e depois decide andar de moto acabe usando apenas o freio traseiro, no pedal, com o pé direito.
O CBS existe para "corrigir" isso: se o piloto aciona apenas o freio traseiro, o sistema vai jogar uma parte dessa pressão para o freio dianteiro, equilibrando as forças de frenagem. Assim, a moto vai frear com mais segurança.
O que é freio com ABS?
A sigla ABS também é proveniente do inglês, da expressão “Anti-Lock Braking System” - ou seja, "Sistema de Frenagem Antitravamento" em tradução livre. Como o próprio nome já indica, a função do ABS é impedir o travamento das rodas em frenagens mais fortes, bruscas e repentinas.
Quando o piloto aciona os freios, sensores nas rodas "lêem" quando o travamento é iminente e aliviam a pressão que os pistões exercem sobre as pastilhas. Estas, por sua vez, "mordem" os discos apenas até o limite máximo antes do travamento.
Desta forma, o ABS reduz a possibilidade de perda de aderência decorrente do travamento, que pode resultar em derrapagens e quedas. Os freios com ABS também aumentam a segurança na pilotagem em dias de chuva, quando o asfalto está mais escorregadio. É uma tecnologia importantíssima, que ajuda a reduzir acidentes e auxilia tanto os pilotos novatos quanto os experientes.
O que é controle de tração?
Antes presente apenas em motos de alta cilindrada, o controle de tração hoje já está presente em modelos de entrada de algumas marcas e até mesmo em scooters no mercado brasileiro.
O controle de tração nada mais é que um dispositivo eletrônico de segurança que evita a perda de aderência da roda traseira da moto em uma aceleração. Sensores detectam quando a velocidade da roda traseira ultrapassa a da roda dianteira - sinal de que perdeu aderência.
Aí o sistema entra em ação, cortando a potência momentaneamente e, por consequência, reduzindo a velocidade na roda traseira. Ai o pneu traseiro retoma a aderência ao piso. Dependendo do grau e da intensidade da derrapagem da roda traseira, pode acontecer uma queda. E queremos evitar isso, certo?
O que é embreagem assistida e deslizante?
Mais uma importante tecnologia que auxilia o motociclista - nesse caso, na parte de conforto. A embreagem assistida reduz a força necessária no acionamento da embreagem. Parece pouca coisa, mas evita o cansaço da mão esquerda principalmente nos trajetos urbanos, no trânsito pesado, quando o movimento é feito continuamente.
Já a tecnologia deslizante impede que a roda traseira trave nas reduções de marcha mais bruscas. Assim, evita que o pneu traseiro perca a aderência naquele momento, o que poderia resultar em uma derrapagem e/ou queda.
O que é quickshifter?
Já falamos dessa tecnologia que traz mais agilidade à pilotagem aqui no WM1. O quickshifter nada mais é que um conjunto de dispositivos que permitem ao piloto trocar as marchas para cima e/ou para baixo sem usar a embreagem e sem ao menos precisar aliviar a mão no acelerador.
A principal vantagem de se ter um quickshifter é que você troca a marcha mais rapidamente. Não há aquela perda momentânea de força do motor que acontece quando a embreagem é acionada e os giros do motor caem, para em seguida subirem novamente.
Quase todos os quickshifters funcionam da mesma forma: um sensor detecta a mudança iminente da marcha, a CPU processa os dados (tempo, pressão no seletor) e a ignição é cortada momentaneamente. Isso reduz a carga na transmissão e permite que a marcha deslize e engate no lugar adequado - um processo que demora apenas milissegundos.
No fim das contas o piloto faz um movimento a menos - não pressiona o manete de embreagem - e a moto responde com mais rapidez, proporcionando uma pilotagem mais ágil, já que a queda de giros no motor é bem menor se comparada à que ocorre com o acionamento habitual.