Moto elétrica da Triumph chega ao "mundo real"

Testes de modelo desenvolvido em parceria com a Williams entram na fase 4. Agora a motocicleta, vai para a pista!

  1. Home
  2. Motos
  3. Moto elétrica da Triumph chega ao "mundo real"
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Não é de hoje que a Triumph inglesa trabalha no desenvolvimento de uma moto elétrica. O projeto vem de 2019 e segue sem pressa - a marca quer arrebentar no segmento com um modelo que não apenas inove na tecnologia da eletrificação, mas que também seja viável economicamente e, até certo ponto, "popular", e não apenas um produto "de vitrine", exclusivo, sofisticado e caro demais.

Conforme revelamos aqui, a moto elétrica da Triumph é desenvolvida em parceria com três renomadas empresas da Inglaterra: a divisão de engenharia avançada da Williams (aquela mesma, da Fórmula Um), a divisão de mobilidade elétrica da Integral Powertrain e a WMG da Universidade de Warwick.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

O modelo é conhecido como TE-1 Prototype, ou Protótipo TE-1, e toda a pesquisa é financiada pelo Escritório de Veículos de Emissão Zero do Reino Unido através de um programa chamado "Innovate UK". Pois bem, agora o projeto chega à Fase 4. Ou seja, agora a moto é uma realidade e vai para as pistas para fazer testes dinâmicos no mundo real.

Detalhes do protótipo da TE-1 que vai para a pista: traseira curta, balança monobraço e chassi reforçado
Crédito: Divulgação
toggle button

Um dos grandes avanços no desenvolvimento do projeto diz respeito ao peso do motor elétrico, algo determinante para sua eficiência na função de mover a moto. Pesa apenas 10 quilos, muito menos que qualquer motor a combustão feito para uma motocicleta do mesmo tamanho, e rende o equivalente a 174 cv de potência, um caminhão de força quando comparado, inclusive, a motores de modelos da própria Triumph (o da atual Street Triple RS tem 765 cm³ e 123 cv).

Não há informações sobre o quanto a TE-1 roda com uma carga plena, mas a Triumph diz que, no modo de carregamento rápido, 80% da carga já estarão disponíveis em apenas 20 minutos.

O chassi e o sub-chassi da TE-1 foram desenvolvidos pela Triumph, assim como cockpit, rodas e ECU
Crédito: Divulgação
toggle button

Cada uma no seu quadrado

No projeto, a Triumph entrou com o chassis, sub-chassi, cockpit, laterais, rodas, ECU e transmissão secundária, que na TE-1 é feita por correia. Ou seja, o motor elétrico não está acoplado diretamente na roda, como em muitos veículos elétricos. A correia é da renomada marca Gates, que se junta à reunião de grifes com as suspensões da sueca Öhlins e os freios da Brembo.

Já a Williams desenvolveu o protótipo do pacote de baterias e seu suporte - que busca otimizar o centro de gravidade da moto -, o conversor elétrico, a "tomada" de recarga, o sistema de resfriamento e algumas peças de acabamento em fibra de carbono.

Com farol de aspecto invocado, o visual da TE-1 remete aos modelos Triumph Speed Triple e Street Triple
Crédito: Divulgação
toggle button

A Integral Powertrain, por sua vez, criou o protótipo final do trem de força com o inversor integrado, o motor e o sistema de refrigeração integrada. E a Universidade de Warwick colaborou com a simulação final de testes em realidade virtual, em que foram avaliados quesitos como desempenho e durabilidade.  Na fase anterior, aliás, os resultados dos testes superaram as exigências e metas estabelecidas para 2025 pelo Conselho Automotivo do Reino Unido.

A Fase 4 vai durar seis meses e pretende avaliar e desenvolver calibragem de acelerador, mapa de performance, entrega de potência e torque, autonomia,  consumo da bateria, modos de pilotagem, validação de software e otimização térmica. Nas pistas, também serão analisadas a maneabilidade da moto, assim como aceleração, a frenagem,  o sistema de regeneração, controle de tração e sistema anti-empinamento.

A moto elétrica da Triumph terá transmissão secundária por correia - esta é fornecida pela marca Gates
Crédito: Divulgação
toggle button

Ao fim desses testes, o protótipo será atualizado com as versões finais de peças de acabamento e opções de pintura para, em seguida, ser exibido à mídia especializada. Neste momento, os resultados completos do projeto, inclusive as especificações finais e os resultados dos testes, serão revelados, bem como as características especiais e outros fatos importantes sobre o protótipo TE-1 - inclusive o nível de atendimento das metas de inovação do projeto e estabelecimento de novos padrões para motos elétricas.

Confira abaixo o vídeo que revela as formas finais e algumas características da TE-1 pronta para entrar na pista de testes:

Comentários
Wid badge