O mercado brasileiro de veículos de duas rodas está bombando neste ano de 2024 e prova disso são os sucessivos lançamentos que temos visto. O mais recente foi o do Honda Elite 125 linha 2025, que mostramos aqui ontem.
A chegada do novo Elite 125 mostra, também, como esses veículos estão cada vez mais modernos e tecnológicos, características que se somam à praticidade e à economia. E com as motocicletas de baixa cilindrada não é diferente.
Os dois tipos de veículos têm algo em comum: são acessíveis para comprar, baratos de manter e te tiram do transporte coletivo (argh!). Com scooters ou motos, você sai de casa mais tarde e chega no trabalho mais cedo - afinal, não tem que ficar esperando em ponto ou estação, e não fica completamente parado nos congestionamentos. E, na hora de ir embora, também chegará em casa rapidinho.
Mas aí vem a questão: moto ou scooter? Esse é o grande dilema de quem quer um veículo de duas rodas para se deslocar no dia a dia. Ambos têm vantagens e desvantagens. Então é preciso botar na balança para ver qual atenderá melhor às suas necessidades diárias.
Antes de tudo, é bom entender a diferença básica entre scooters e motos. Nos scooters, o piloto vai sentado, com as pernas "dentro" do veículo, protegidas pelo escudo dianteiro. Além disso, não é preciso trocar marchas: basta acelerar e frear. Já nas motos o piloto vai "montado", com as pernas livres e os pés apoiados em pedaleiras, e deve trocar as marchas e usar embreagem.
Na escolha, são vários os critérios a serem levados em conta. Conforto, proteção, desempenho e praticidade certamente são os mais importantes. Mas é importante, também, saber qual dos dois vai atender melhor às suas necessidades. Afinal, ambos têm vantagens e desvantagens.
Sedo assim, listamos abaixo as principais vantagens de cada um. Veja o que mais tem a ver com suas necessidades e, depois, diga lá nos comentários o que seria melhor para você: moto ou scooter?