Primeiro de tudo, saiba que moto não é carro. O jato de água não faz mal ao carro porque ele tem a carroceria que cobre o motor, freios, cabos, componentes elétricos e eletrônicos etc. Na moto, devemos proteger algumas partes - por exemplo, bote um tampão no escapamento para evitar a entrada de água. Além disso, sempre jogue a água na moto de cima para baixo, mesmo que seja com compressor. Vamos as dicas para deixar nova a sua moto suja.
Conheça, a seguir, alguns truques simples para você mesmo lavar sua moto, economizar uma grana e preservar sua paixão!
Muitos componentes móveis da moto são protegidos por anéis de borracha (os chamados retentores). Eles estão na corrente e em juntas como balança, suspensão, pedal de câmbio e outros. Ao jogar querosene por cima, estas borrachas sofrem um ressecamento e, em algum momento, vão rachar, e perderão a capacidade de vedar a entrada de sujeira ou permitirão o vazamento de óleo. Um produto muito barato, simples e fácil de encontrar é o óleo diesel. Faz a mesma função do querosene, mas sem atacar as borrachas e plásticos!
Também evite esse produto: é um composto químico altamente agressivo para a parte externa do motor. Existem vários produtos específicos para lavagem de carros e motos que removem a sujeira sem agredir a pintura nem os cromados.
Para dar um jeito na sua moto suja, use óculos de proteção, luvas cirúrgicas, pincel macio, uma vasilha, um balde, panos, esponja e mangueira. Para borrifar o óleo diesel utilize aqueles mesmos borrifadores de plástico usados para regar plantas. Mas não use depois nas plantas!
Para começar, borrife diesel nas partes onde normalmente grudam as sujeiras mais grossas: debaixo do motor, nas áreas onde respinga o óleo da corrente, por baixo dos para-lamas (que ficam respingados de asfalto derretido), na tampa do cárter, na balança traseira, nas bengalas, na roda traseira - sem atingir o disco ou cubo de freio -, nos raios e no bloco do motor. Logo depois jogue água com a mangueira, sob pressão, só para retirar o diesel.
Mergulhe a esponja na água com detergente específico para lavagem de moto e ensaboe a motocicleta toda até ficar coberta de espuma. Comece sempre de cima para baixo, da parte mais limpa para a mais suja. Enxague com cuidado, sem pressão, até o sabão sair todo. O banco pode ser esfregado com uma escova de cerdas macias, principalmente se for colorido.
Agora que a moto não está mais suja, vamos aos finalmentes. Enxugue com um pano macio (fraldas de pano ou camisetas velhas são excelentes). Destape o escapamento e ligue o motor só por uns 30 segundos para tirar a umidade. Enxugue principalmente as partes cromadas para evitar a formação de ferrugem. Comece de cima para baixo e, depois de tudo seco, volte a ligar o motor por uns dois minutos só pra secar um pouco mais.
Se quiser dar um brilho, dê um polimento com cera - mas só a cada dois meses. Nas peças cromadas, use limpa prata, com o cuidado de usar esponja para espalhar a cera e estopa ou algodão para tirar o excesso e dar brilho. Nas peças de plástico, use cera à base de silicone para não ressecar. No tanque, pode-se usar cera automotiva. Mas um aviso: não recomendamos o polimento do tanque (nem encerar o banco) porque fica tudo muito escorregadio.
Nunca passe produtos químicos nos pneus, como o famoso "pretinho", porque a química resseca a borracha. Além disso, depois da lavagem, lubrifique a corrente com óleo 90 em spray ou graxa. Aproveite e lubrifique também o cabo de embreagem com óleo fino.
Lave a moto em intervalos superiores a 15 dias, de preferência a cada 30 dias.
Aproveite a lavagem para verificar o desgaste de peças, fazer uma checagem das lâmpadas e regulagens diversas.
Se você é daqueles mais cuidadosos, que chegam até a tirar o tanque para lavar a moto, cuidado: não jogue água nestas partes que ficam escondidas. Ali, o melhor é limpar apenas com pano úmido.
Por fim, ao término da diversão, cuidado nas primeiras frenagens: o sistema de freios estará molhado e frio.