Você, que gosta de motos, já deve ter se perguntado quais são as melhores motos para viajar e curtir a estrada com segurança e tranquilidade, certo?
Pensando nessa dúvida, selecionamos dez motos que são perfeitas (ou quase) para se aventurar pelas rodovias do Brasil com muito conforto, tecnologia e segurança.
A Harley-Davidson CVO Road Glide Limited, moto topo de linha da marca norte-americana por aqui, é uma verdadeira motocicleta estradeira. O modelo tem motor Milwaukee-Eight de 117 polegadas cúbicas - equivalente a 1.923 cm³ -, que rende 17,4 kgf.m de torque a 3.750 rpm e potência estimada em 106 cv a 5.450 rpm. O preço sugerido da moto é de R$ 276.656.
Como outras motos dessa lista, ostenta diversos luxos e comodidades, como manoplas aquecidas, farol dianteiro adaptativo e de LED, aprimoramentos de segurança otimizados para curvas, além do famoso sistema de som, que nesta moto apresenta alto-falantes Stage I do sistema de áudio Rockford Fosgate, para curtir uma boa música na estrada.
Tudo com a chancela da divisão de preparação da marca, a Custom Vehicle Operations (CVO).
A BMW K 1600 GTL é uma touring puro-sangue. Vive pronta para pegar a estrada e vem equipada com todo tipo de luxo que se pode imaginar (som, marcha a ré, farol de xênon, suspensões eletrônicas, baús com trava elétrica e muitos, mas muitos "etc").
E ainda tem o grande barato de ser movida por um motor com nada menos que seis cilindros em linha e 1.649 cm³, que rende 160 cv de potência 7.750 rpm e 17,8 kgf.m de torque a 5.250 rpm. Se fosse um apartamento, seria uma cobertura duplex de frente para o mar. O preço sugerido é de R$ 324.900.
Mais uma rainha das estradas de asfalto, a Honda GL 1.800 Gold Wing Tour compete justamente com BMW K 1.600 GTL e Harley-Davidson CVO Road Glide Limited. A moto tem baús laterais e traseiro, vários recursos eletrônicos de conforto e assistência à pilotagem e tamanho impressionante. Ingredientes importantes para quem quer viajar com conforto e segurança.
Grande diferencial dessa Honda é o motor boxer: enquanto o da alemã é em linha e o da americana, um V2 gigante, aqui são seis cilindros contrapostos, somando 1.833 cm³. A potência é de 126 cv a 5.500 rpm e o torque, de 17,3 kgf.m a 4.500 rpm.
Quer mais? A transmissão é automatizada com dupla embreagem e sete marchas. Essa moto, zero-quilômetro, pode ser sua por R$ 323.137.
A nova geração da Triumph Tiger 1200 foi lançada no mercado brasileiro há pouco menos de um ano. Por aqui existem três versões: Rally Pro, de R$ 107.990; GT Explorer, de R$ 115.490; e a Rally Explorer, R$ 122.490 - todas com motor de três cilindros em linha, 12 válvulas, refrigeração líquida e 1.160 cm³. São 150 cv de potência a 9.000 rpm com 13,2 kgf.m de torque a 7.000 rpm.
A Triumph Tiger 1200 é uma ótima opção para viagens longas, seja no asfalto ou terrenos menos favoráveis. Tem câmbio de seis marchas e a secundária é por eixo cardã. O quadro é de aço com escoras em alumínio, e o subquadro traseiro é totalmente de alumínio. Essa nova geração da moto é 25 quilos mais leve que a antecessora: no total são 249 quilos em ordem de marcha.
A Triumph Tiger 1200 Rally Pro encara qualquer destino, é só curtir o caminho
A Honda CRF 1100 L Africa Twin é uma ótima opção para quem quer devorar o asfalto, mas ao mesmo tempo quer passear por estradinhas de terra e chegar a lugares ermos no meio da natureza. A big trail faz bonito nas estradas pavimentadas e também encara caminhos menos convidativos com muita eficiência.
A moto tem motor com dois cilindros em linha, que rende 99,3 cv de potência a 7.500 rpm e torque de 10,5 kgf.m a 6.000 rpm, além de muitos recursos eletrônicos embarcados e um painel de TFT que é um espetáculo. É vendida em quatro versões e seus preços começam em R$ 88.100. Não é barata, mas acredite: vale cada centavo, inclusive na versão mais completa e cara, a Adventure Sports, que tem tanque maior, baús, protetores laterais e faróis auxiliares.
Essa moto é uma das queiridinhas dos brasileiros que gostam de atravessar o país e até mesmo fazer uma viagem mais longa, passando pela Argentina ou pelo Chile. A BMW R 1250 GS encara desafios sem pestanejar e tem preço inicial de R$ 112.500. Já a R 1250 GS Adventure, que tem rodas raiadas como um dos diferenciais, aguenta melhor os trechos off-road e custa a partir de R$ 129.900.
O que move essa moto é o eficiente motor de dois cilindros contrapostos (boxer) e comando de válvulas variável, que rende 136 cv de potência a 7.750 rpm e 14 kgf.m de torque a 6.250 rpm. O câmbio tem seis marchas e a secundária é por eixo cardã em balança monobraço.
Além disso a BMW R 1250 GS tem modos de pilotagem Pro, ajuste eletrônico automático da suspensão traseira - que regula continuamente o amortecedor de acordo com as condições de pilotagem -, preparação para GPS e quickshifter, entre outros recursos.
Até aqui, sugerimos motos dos Estados Unidos, Alemanha, Japão e Inglaterra. Chegou a vez de uma italiana. A Ducati Multistrada V4 S tem motor, eletrônica e ciclística de sobra para levar o motociclista aonde ele quiser, e com muita tecnologia, conforto e segurança.
Por R$ 169.990, a moto vem equipada com o novo motor V4 GranTurismo de quatro cilindros em V, 1.158 cm³, 170 cv de potência a 10.500 rpm e torque de 12,7 Kgm a 8.750 rpm. Derivado do Desmosedici Stradale, que é usado na superbike Panigale V4 e na naked furiosa Streetfighter V4, o motor tem uma calibragem diferente para ficar mais adequado à proposta de uso misto da moto.
O câmbio tem seis marchas com secundária por corrente e balança traseira monobraço com lateral semi-treliçada. Com 215 quilos de peso a seco e 240 quilos em ordem de marcha, a Multistrada V4 S tem distância mínima ao solo de 22 cm, tanque para 22 litros e capacidade de carga de 230 quilos.
A Suzuki V-Strom 1050 XT é mais uma big trail boa de estrada. É muito confortável para o asfalto e dá conta do recado nos trechos de terra. O modelo tem preço público sugerido de R$ 81.990.
Além de diversos componentes eletrônicos de segurança no sistema de condução inteligente Suzuki (SIRS), a motocicleta tem motor com dois cilindros em V de 1.037 cm³ e duplo comando de válvulas no cabeçote, que entrega 107 cv e 10,5 kgf.m de torque. A transmissão tem de seis velocidades.
A Kawasaki Versys 1000 tem motor de quatro cilindros em linha de 1.043 cm³ que entrega 120 cv de potência e 10,4 kgf.m de torque. Além disso, está equipada com suspensões excelentes, ajustáveis eletronicamente, e rodas de 17 polegadas. Embora pareça big trail, é mais indicada para o asfalto.
O modelo ainda oferece uma posição de condução bem vertical, mais corfortável para longos trajetos, piloto automático e pacotes eletrônicos para facilitar a viagem. Os preços partem dos R$ 78.740 e chegam a R$ 99.740 na versão Grand Tourer.
Menos prestigiada no mercado brasileiro de motos do que os modelos citados, a Yamaha Tracer 900 GT é uma injustiçada. Ela é uma sport-touring cujas maiores virtudes são agilidade e desempenho vigoroso.
No meio do caminho entre uma big trail e uma esportiva, essa quase crossover de iniciais R$ 69.390 tem visual agressivo, modos de pilotagem, um lindíssimo painel com tela de TFT e um motorzaço tricilíndrico (o mesmo da nervosa naked MT-09), que rende 115 cv a 10.000 rpm e 8,9 kgf.m de torque a 8.500 rpm - são ótimos números para seus 215 quilos de peso.
Acrescente alguns acessórios como alforges laterais e um baú traseiro para bagagens e boa viagem - com muita emoção!