No ano de 2023 foram produzidas 1.573.221 motos no Polo Industrial de Manaus (PIM). Esses dados foram divulgados pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). Ainda segundo a entidade, esse volume foi 11,3% superior ao registrado em 2022.
Com esse resultado, foi superada a expectativa da associação, que era alcançar 1.560.000 unidades produzidas pelas fabricantes de motocicletas instaladas no PIM. Esse foi o melhor resultado anual alcançado desde 2013.
“Todas as fabricantes mantiveram o ritmo de produção, apesar das dificuldades surgidas no decorrer do ano. Isso comprova o esforço do setor na busca do crescimento sólido e sustentável”, explica Marcos Bento, presidente da Abraciclo.
Durante o mês de dezembro, foram produzidas 117.929 motos no PIM, o que representou uma alta de 38,5% na comparação com o mesmo mês de 2022. Em relação a novembro de 2023, porém, houve queda de 10,7%.
Ao longo de 2023, foram emplacadas 1.582.032 motocicletas, um aumento de 16,2% em relação ao ano anterior. O segmento de motos city/street foi o que mais teve unidades licenciadas, seguido pelas trail e motoneta/cubs.
As motocicletas de média cilindrada alcançaram o maior crescimento porcentual. No ano passado, foram emplacadas 234.529 motocicletas, volume 21,3% superior ao registrado em 2022.
Mas, claro, em números absolutos foram os modelos de baixa cilindrada que lideraram o ranking de emplacamentos, com 1.297.780 unidades e 82% do mercado.
Em dezembro, os licenciamentos somaram 132.797 unidades. O volume foi 0,4% superior ao registrado no mesmo mês de 2022 e 1,7% maior às unidades emplacadas em novembro.
Ao contrário do mercado doméstico, as exportações não tiveram resultado positivo. Durante o ano de 2023, as associadas da Abraciclo exportaram 32.931 motocicletas. Ou seja, uma retração de 40,5% na comparação com 2022.
Em dezembro, as exportações somaram 1.069 unidades, o que representou uma redução de 72,8% na comparação com o mesmo mês de 2022 e de 25,6% em relação a novembro.
Para 2024, a Abraciclo estima que a produção de motocicletas atinja 1.690.000 unidades. Esse número representa um crescimento de 7,4% em relação ao registrado em 2023.
“A projeção se baseia nos cenários macroeconômicos do Brasil, considerando fatores como as expectativas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), inflação, variações nas taxas de juros, confiança do consumidor etc. Nossa meta é seguir crescendo de forma sustentável e retornar ao patamar de produção de dois milhões de unidades nos próximos anos”, afirma Bento.
Já no varejo, a entidade espera que sejam emplacadas 1.700.000 motocicletas, volume 7,5% superior em relação a 2023. As exportações deverão alcançar 35.000 unidades, o que representaria um aumento de 6,3% sobre o volume registrado no ano passado.