A Yamaha está desenvolvendo uma transmissão automatizada. O sistema segue basicamente a receita da já bem conhecida Dual Clutch Transmission (DCT) da Honda, que é uma transmisão automatizada com dupla embreagem.
Batizada de "Y-AMT" - sigla para Yamaha Automated Manual Transmission -, a nova tecnologia abrange um câmbio automático que também permitirá trocas manuais. Caberá ao piloto escolher como deseja que as trocas das marchas sejam feitas, e bastará apertar um botão no punho direito para isso - onde ficam as indicações "MT" e "AT".
Se escolher o modo manual, o piloto troca as marchas para cima ou para baixo usando dois botõezinhos que ficam no punho esquerdo - com as marcações "+" e "-". Não há manete de embreagem e nem pedal de câmbio.
Se escolher o automático, o piloto também poderá optar entre dois modos de condução, "ATD+" e "AT". Ambos funcionam da mesma forma, mas o primeiro ainda tem algum foco no desempenho esportivo, com esticada de giros. Já o outro é totalmente voltado para o conforto e para a redução no consumo e de emissões.
Mesmo no modo automático, o piloto poderá intervir e reduzir ou subir as marchas. Caso não intervenha, o sistema continuará atuando normalmente.
A Yamaha diz que a tecnologia é "divertida, rápida, intuitiva, versátil e consistente". Mas ainda não revelou maiores detalhes técnicos sobre o funcionamento de todo o sistema. De tofda forma parece ser bem similar ao DCT da Honda.