Poucas fabricantes de motocicletas do mundo conseguem criar tantos modelos inquestionavelmente bonitos, e com tanta frequência, quanto a MV Agusta. Nas últimas duas décadas, pelo menos, praticamente todas as motos desenvolvidas pela pequena fabricante com sede em Varese tinham design bacana e/ou instigante e/ou exótico.
A bola da vez é a MV Agusta Enduro Veloce. É uma big trail, algo que a MV Agusta ainda não tinha em suas fileiras - até agora composta por modelos naked, esportivos e até uma crossover. Falando em crossover, a belíssima Enduro Veloce é uma big trail, porém antenada com os tempos atuais. Ou seja, e mais big do que trail, quase uma crossover também. E nem tão big assim, pois tem menos de 1000 cm³.
O visual é elegante e imponente. A moto tem carenagem frontal com dois faróis, para-brisa, linhas laterais sinuosas sem excessos e pare traseira mais afinada, com rabeta arrebitada, no lado direito, escape inclinado para cima acompanhando a angulação da rabeta.
De certa forma, a Enduro Veloce lembra um pouco a saudosa Yamaha XTZ 1200 Super Ténéré. Mas também tem uma pitadinha da conterrânea Ducati DesertX...
À frente do piloto, a moto exibe um bonito painel de instrumentos de TFT, com tela de sete polegadas e conectável a smartphone por Bluetooth e wi-fi. A conexão pode ser feita com aplicativo próprio, que permite navegação GPS e controle de sistema anti-roubo.
O motor é tricilíndrico com 12 válvulas, comando duplo e refrigeração líquida. São 931 cm³, que entregam 124 cv de potência a 10.000 rpm e torque de 10,4 kgf.m a 7.000 rpm. Tudo gerenciado por um câmbio de seis marchas com quickshifter. A secundária é por corrente.
Esse conjunto pode não parecer tão forte, mas os números enganam: segundo a MV Agusta, a velocidade máxima da moto é de 240 km/h e a aceleração de zero a 100 km/h é feita em 3,7 segundos!
Outras especificações importantes da MV Agusta Enduro Veloce são as suspensões dianteira (invertida) e traseira Sachs com ajustes de pré-carga da mola, compressão e retorno - ambas com 21 cm de curso, os freios Brembo Stylema com disco duplo na frente e simples atrás, os pneus 90/90 R21 na frente e 150/70 R18 atrás e as rodas raiadas com pneus sem câmara.
A moto também é equipada com controles de largada e de tração, ABS, alarme e iluminação full-LED. Com 2,36 m de comprimento, 1,61 m de entre-eixos, 98 cm de largura, banco a 83/85 cm do solo e vão livre de 23 cm, a Enduro Veloce pesa 224 quilos a seco e tem tanque para 20 litros.