O canal de notícias da Webmotors

MXF Motors do Brasil mostra a nova 250 TS

Modelo voltado para trilhas e competições usa motor dois tempo, que em 2021 comemora 140 anos de existência

por Roberto Dutra

Atualmente pouca gente se lembra que os motores dois tempos um dia dominaram o mundo. Realmente tiveram enorme relevância na história das motocicletas. E ainda têm, só que segmentada: ainda são bem usados em motos de competição, principalmente off-road. Um exemplo atual é a recém lançada MXF 250 TS.

O primeiro motor comercial dois tempos da história foi criado pelo engenheiro escocês Dugald Clerk, e patenteado em 1881. Mas só chegou às competições pelas mãos do designer britânico Alfred Angas Scott, fundador da Scott Motorcycle Company, que entre 1897 e 1920 registrou umas 50 patentes que envolviam motores dois tempos destinados às motos.
Em meio a essa efeméride, a MXF Motors do Brasil lança a versão 2021 da MXF 250 TS, moto voltada para trilhas e competições fora-de-estrada. O modelo chega por R$ 31.490 com várias novidades e aprimoramentos.
Curva e ponteira do escape, flange da admissão, protetores de bengalas da BMS full racing e servo-motor são novos. Além disso, o CDI foi reprogramado, o filtro de ar ficou maior, o tanque também (chega agora a 8 litros) e o pinhão da relação agora tem 11 dentes, o que confere mais força nas acelerações (a coroa tem 52 dentes).
Veja as ofertas de motos MXF do estoque da Webmotors!

As suspensões também são novas - e um caso à parte. Foram aprimoradas para ter menor atrito interno, ganharam novo ajuste de pré-carga das molas, novo óleo hidráulico, novos retentores, novas bronzinas internas, nova mola traseira, dutos internos com novos diâmetros, novos o-rings internos e novo by-pass (circuito hidráulico) nas válvulas dianteiras e traseiras para melhor performance nos terrenos brasileiros.

A moto ainda tem quadro em aço cromo molibdênio, partida elétrica, farol de LED, válvula de escape eletrônica, painel digital multifunção, ventilador de radiador com termostato, reservatório de expansão do líquido de arrefecimento e protetor de motor e link integrados.

O motor dois tempos tem 224 cm³ e refrigeração a água e óleo (sintético), com partida elétrica ou por pedal. Com 2,18 m de comprimento, 1,49 m de entre-eixos e banco a 94 cm do solo, a MXF 250 TS ainda tem distância livre do solo de 33 cm, pneus 80/100 R21 na frente e 100/90 R18 atrás, 111 quilos de peso a seco e capacidade de carga de 150 kg.
Para quem não conhece, a MXF Motors é uma empresa com sede em Curitiba (PR) especializada na montagem de motos off-road. Tem equipe própria em competições oficiais como o campeonato brasileiro de enduro F.I.M (no qual foi campeã em 2019) e participou do International Six Days Enduro, a prova de enduro mais antiga e difícil do mundo, que acontece em Portugal.

Uma pitada de mecânica

O motor dois tempos é assim chamado porque executa em apenas um movimento, para cima e para baixo do pistão, o ciclo completo de admissão, compressão, combustão e exaustão. Com menos peças móveis e mais leveza inercial do que os quatro tempos, produz mais potência e tem uma entrega mais instantânea. Como é mais "explosivo", ainda hoje é amplamente usado em motos off-road e de competição fora de estrada, onde se precisa mais de força do que de potência.

Comentários

Carregar mais